Para fazer um projeto de paisagismo bem interessante e completo, você pode combinar elementos vegetais e não-vegetais nos jardins. Seja para compor caminhos, decorar vasos ou fazer forração, as pedras para jardim são uma alternativa interessante para quem tem pouco tempo para cuidar desse espaço mas não abre mão de um visual marcante e bonito.
Existem muitas opções de pedras para jardim que podem ser usadas para os mais diversos objetivos. Aqui, vamos listar 9 tipos de pedras para jardim que podem ser usadas em jardins comuns, de inverno e zen. Confira!
As pedras para jardim, como já dissemos, podem ser usadas com intenções variadas. Algumas são mais recomendadas como pedras decorativas para jardim, outras já são melhores como pedras para caminho de jardim e algumas outras podem até serem usadas como peças de mobiliário naturais.
A seguir, vamos apresentar algumas opções de pedras decorativas para jardim:
Pedra de rio
Bem comuns e baratas, esse é um dos tipos de pedras para jardim com visual mais natural. Elas são facilmente encontradas em rios e lagos e costumam ter tons amarronzados ou bege.
Seixo natural
Esse é mais um exemplar das pedras decorativas para jardim em tons mais beges, o que dá a ela um ar natural. O seixo natural também é barato.
Brita
Essa é aquela mesma pedra usada na construção civil. Cinza e irregular, a brita tem um ar mais rústico, mas também pode ser usada entre as pedras decorativas para jardim. Ah, essa é, possivelmente, uma das pedras para jardim mais baratas.
Brita branca
Essa pedra branca para jardim é uma versão mais clara da brita. As pedras brancas são muito usadas como pedras para jardim de inverno e jardim zen e podem servir para dar mais destaque a algum detalhe do local e para deixá-lo com um ar mais elegante.
Dolomita branca
Outra opção de pedra branca para jardim, a dolomita branca tem uma textura mais certinha do que a brita branca. É possível encontrar essa pedra branca para jardim em diferentes tamanhos e ela costuma ser vendida em sacos maiores, mas ainda com preços acessíveis.
Argila expandida
Essas pedras para jardim são marrons, arredondadas, frias e retêm umidade. Elas costumam ser usadas na superfície de vasos, mas também podem ser usadas no solo e têm um preço bom.
Conheça também algumas pedras para caminho de jardim:
Placas de mármore
Essas pedras para caminho de jardim podem ser encontradas em quadrados ou formatos mais irregulares. A dica é escolher placas com acabamento mais rústico, menos liso, para evitar que elas fiquem escorregadias quando molhadas e acabem causando acidentes.
Pedra de São Tomé
Uma alternativa mais barata para quem busca pedras para caminho de jardim, a Pedra de São Tomé são claras e não perdem em nada para o visual do mármore.
Granito
O granito é uma opção para fazer caminhos, mas, se comprado em tamanhos grandes, também pode ser usado como mobiliário.
Mais informações sobre as pedras para jardim
As pedras para jardim, sejam pedras para jardim de inverno, comum ou zen, exigem menos manutenção do que grama ou outros tipos vegetais de forração. Elas não precisam ser podadas, irrigadas ou adubadas, por exemplo, como plantas precisariam. Por isso, as pedras para jardim são mais econômicas em tempo e em dinheiro.
Uma boa dica para quem está pensando em adotar as pedras para jardim no paisagismo é colocar uma manta geotêxtil ou Bidim no solo antes de despejá-las. Isso evita que elas se misturem ao solo e se sujem.
Para deixar ainda mais bonito, você pode fazer uma composição com diferentes tipos de pedras para jardim. Use pedras para compor os caminhos, nos vasos das plantas, nos canteiros, enfim, onde puder.
Caso decida usar pedras decorativas nos locais onde há circulação de pessoas, certifique-se de que elas não são muito pequenas. Isso pode incomodar e machucar quem andar descalço sobre elas e elas também podem acabar entrando nos vincos dos solados dos calçados.