Uma dar últimas etapas na hora de construir ou reformar é a instalação de pisos e revestimentos. Para te ajudar a finalizar o seu projeto sem nenhuma dúvida na cabeça, vamos falar aqui sobre uma das melhores opções de piso que você pode encontrar, o piso vinílico.
Além de serem lindos e contarem com uma variedade incrível de modelos, os pisos vinílicos oferecem também várias outras vantagens. Conheça mais sobre o piso vinílico a seguir e inspire-se nas imagens que selecionamos!
Tudo que você precisa saber sobre o piso vinílico
Quando é chegada a hora de escolher e colocar os pisos da reforma ou construção de uma residência, as dúvidas de como escolher o melhor revestimento aparecem. Existem diversas — e cada vez mais — opções de pisos para os ambientes de uma casa.
No mercado, há muitos estilos, texturas, materiais e valores diferentes. Por isso, a escolha do piso ideal vai depender do seu orçamento, ambiente em que o piso será aplicado e, claro, do visual que você quer. E o piso vinílico pode ser uma ótima opção em diversos aspectos!
Características e vantagens do piso vinílico
Os pisos vinílicos mais conhecidos são aqueles que imitam o aspecto da madeira, porém existem também outros modelos que simulam a textura de outros materiais, como mármore e cimento queimado.
Uma das principais diferenças entre o piso vinílico e o "original" é o custo, já que o piso de vinil costuma ser bem mais em conta. Por isso, o piso vinílico é perfeito para quem gosta do visual desses pisos mas não dispõe de um orçamento alto.
O piso vinílico, diferentemente de outros modelos de pisos que imitam madeira, pode ser aplicado em diversos ambientes da casa. Isso quer dizer que, além da sala de jantar e de estar, do quarto e dos corredores, por exemplo, você também pode usar piso vinílico para cozinha.
Porém, locais com muita umidade, como o banheiro, devem ser evitados. Por mais que o piso vinílico seja resistente, ele não possui a resistência adequada para esse tipo de cenário.
O piso vinílico é considerado um tipo de revestimento antialérgico e que também dificilmente mancha. Além disso, o piso de vinil é também bastante resistente, tem durabilidade alta e pode ser usado sem medo em apartamentos, pois faz pouco barulho ao caminhar sobre ele.
Outra vantagem do piso vinílico é a instalação rápida e fácil. Existem muitos modelos de pisos vinílicos, como o piso vinílico autocolante, o click ou ainda o piso vinílico em manta, e alguns podem ser instalados em poucas horas sem gerar sujeira ou desperdício de material.
E, diferentemente do piso de madeira natural, o piso vinílico não precisa de produtos específicos para manutenção e limpeza. Você pode passar apenas um pano úmido e um produto de sua preferência.
Tipos de piso vinílico
O piso vinílico em manta é o piso vinílico original, o primeiro a surgir. Ele é barato e pode ser instalado sobre outros pisos caso a superfície esteja lisa e sem irregularidades. O piso vinílico é recomendado para ambientes grandes, onde sua instalação é mais prática, e é considerado menos resistente por ser bem "macio".
O piso de vinil click vem em placas e é instalado facilmente, pois não depende de cola, já que conta com um sistema de encaixe. O custo costuma ser um pouco mais alto, mas ele é considerado mais resistente e tem uma instalação super rápida. Já o piso vinílico autocolante é, como o nome já diz, autocolante, o que facilita a instalação. O piso vinílico autocolante pode ser encontrado em manta ou em peças menores e também é considerado resistente.
Custo do piso vinílico
O piso vinílico possui um custo bastante acessível em comparação com outros revestimentos. A média está próxima de R$ 50 pelo m² sem a instalação e R$ 150 com a mão de obra. Entretanto, é claro esse valor varia de acordo com a marca escolhida, o tamanho ou quantidade, o modelo etc.
Alguns tipos de pisos vinílicos são mais fáceis de instalar, como já dissemos, mas outros não são tão simples assim. Por isso, pesquise antes de decidir se fará um projeto no estilo "faça você mesmo".
Piso vinílico x piso laminado: qual escolher?
Além do piso vinílico, existem também outros tipos de pisos que imitam madeira, como o piso laminado. Muitas pessoas têm dúvida na hora de escolher entre essas duas opções e, por isso, resolvemos explicar a diferença entre elas.
O piso vinílico, como já dissemos, é feito de PVC; o piso laminado, de HDF, um tipo de painel de madeira de alta densidade. E, também como já mencionamos, o piso vinílico pode ser instalado sobre outros pisos desde que estejam nivelados, já o laminado pode ser instalado em praticamente qualquer lugar.
Assim como o piso vinílico, o laminado é fácil de instalar. Porém, ele é mais sensível à umidade e, por isso, sua limpeza deve ser feita com aspirador de pó ou vassoura de cerdas macias. E, se muito necessário, com um pano pouco úmido.
Uma grande vantagem do piso vinílico sobre o laminado é que ele abafa sons, além de também conservar a temperatura dos ambientes. E, graças ao material usado na sua produção, ele é também antialérgico, como já falamos.
Para saber mais sobre as diferenças entre esses tipos de pisos, assista o vídeo a seguir:
Confira mais imagens de projetos que usam o piso vinílico
14. O piso vinílico pode ser utilizado em quase todos os ambientes da casa. Projeto por Rosangela Romão
Veja as diferenças entre o piso vinílico e piso laminado e escolha o seu preferido!
Copie o código abaixo e compartilhe este infográfico no seu site