Porta de correr: a solução que traz versatilidade para a cozinha integrada
As portas de correr possibilitam a praticidade da cozinha isolada junto da integração da cozinha americana, que é tendência nos projetos contemporâneos
Ambientes integrados estão super em alta nos projetos residenciais. O conceito aberto aumenta a sensação de amplitude, melhorando a circulação entre cômodos, e otimizando ventilação e iluminação natural.
A área social integrada também promove a interação dos moradores, já que todos podem socializar, independente de onde estejam. Isso inclui a pessoa que está na cozinha!
As cozinhas integradas, no estilo cozinha americana, com ilha e bancada são o mais novo sonho na decoração. Contudo, na correria da rotina, nem sempre é conveniente ter a cozinha exposta. São vários os motivos que pedem um local mais privativo: desde a bagunça do cotidiano, até os odores do preparo de um prato ou mesmo a necessidade de fazer uma refeição rápida.
Como usar portas de correr na decoração
Para solucionar essa questão e oferecer a versatilidade necessária ao lar, as portas de correr começaram a aparecer nos projetos arquitetônicos oferecendo o melhor dos dois mundos.
Com uma porta de correr, é possível integrar ou não a cozinha com a área social, dependendo da vontade e necessidade do morador. Nos momentos de receber ou no jantar da família, a cozinha pode se abrir para a sala. Já nas horas de cozinhar algo rápido, ela pode ficar isolada.
Tipos e materiais
Portas de correr podem ser dos mais diversos tipos de materiais, embora os mais recorrentes sejam o vidro e a madeira. Em relação à estrutura, elas podem ser aparentes ou embutidas. O arquiteto Diego Revollo, em matéria do portal Landhi, explica a diferença:
"Os modelos aparentes possuem a vantagem de ocupar pouco espaço e correr praticamente junto à parede, ou seja, durante o seu uso a área que ela ocupa é apenas a espessura da folha. Para projetos contemporâneos é comum adotar a folha dimensionada do piso ao teto.
Quando isso acontece, além do visual limpo e impactante da dimensão da folha, tem-se também a vantagem de não se enxergar o sistema de trilho e roldanas que acaba sendo instalado acima do forro."
Já os modelos embutidos, segundo o arquiteto, "são chamados assim, pois quando abertos conseguem desaparecer completamente já que nessa situação ficam armazenados em um túnel. Tradicionalmente costumava-se fazer esse embutimento da folha na própria alvenaria, mas para ganhar espaço é muito comum fazer o fechamento do túnel em marcenaria."
Há também as portas camarão, as quais, embora não sejam propriamente "de correr", cumprem função similar.