Principais características do estilo zen asiático
Confira dicas de como ter ambientes mais aconchegantes e tranquilos
Este estilo funde os elementos naturais de muitos lares asiáticos e o conceito zen, criando um espaço harmonioso que promove o bem-estar. O design de interiores pode influenciar drasticamente seu humor. Uma casa desordenada e bagunçada é sentida em um nível intuitivo e não permite que você relaxe.
Portanto, esse estilo é mais orientado para o minimalismo e a funcionalidade. Além disso, o design promove um ambiente relaxante, combinando elementos naturais.
Ele não se concentra estritamente em recursos específicos. Em vez disso, trata-se de criar um ambiente relaxante que atenda às suas necessidades. Se você deseja recriar a sensação em sua casa, aqui estão algumas dicas. Encontre os recursos que você gosta e implemente os que você acha que são adequados.
Cores neutras
Como o estilo zen asiático incorpora elementos naturais, as cores neutras dominam a paleta. Escolha branco, bege e cinza para criar uma atmosfera calmante em sua casa. As cores irão aterrar o espaço e se tornar a base perfeita para novos destaques. Você pode escolher tons de verde, azul, amarelo e outras cores naturais posteriormente.
Luz natural
O estilo zen asiático favorece uma abundância de luz solar. As casas têm grandes janelas e planos abertos para melhorar o fluxo de luz natural. Por outro lado, este estilo frequentemente usa uma combinação de várias pequenas luzes para criar uma atmosfera relaxante. Você pode espalhar velas, luminárias de mesa e luminárias de chão pelo espaço para obter o efeito desejado.
Texturas naturais
Texturas naturais irão adicionar uma sensação de aconchego à sua casa enquanto reforçam o tema da decoração. Os tecidos naturais são ideais para detalhes decorativos e estofados.
Um tapete de lã irá ancorar a sala e torná-la confortável. Almofadas de linho adicionarão um toque de interesse visual, enquanto o estofamento de algodão é confortável para a pele.
Vegetação
As plantas adicionam frescor à sua casa e são parte integrante do estilo zen asiático. No entanto, lembre-se de que plantas com cores fortes e aromas fortes não combinam com o clima. Em vez disso, escolha plantas de casa verdes e frondosas, como dracaena e bonsais.
Toques decorativos
O estilo zen asiático usa uma abordagem única para a decoração, implementa elementos naturais. Além de decorar com plantas, você pode usar pedrinhas. As características da água promovem uma sensação de tranquilidade com sons agradáveis.
Um mini jardim zen complementará o tema, mas também estimulará o relaxamento. O pequeno jardim de mesa tem areia e ancinhos minúsculos, e desenhar linhas é uma maneira de praticar a atenção plena.
Abordagem minimalista
Este estilo destaca a importância do minimalismo para diminuir o estresse. A mente tem dificuldade em descansar em um ambiente desordenado, então o zen asiático tem tudo a ver com organização. Certifique-se de se livrar das coisas que não lhe servem e mantenha apenas os itens que você ama.
*Via Decoist