Aprenda a eliminar o mofo de armários, paredes e roupas
Chegam, enfim, as férias de verão. Mas, no momento em que você resolve revirar o armário e fazer as malas para aquela viagem tão esperada, descobre que suas blusas e toalhas estão mofadas – e que mesmo a parte de trás do armário exibe as inconvenientes manchas. É desagradável, sobretudo quando o problema é detectado em cima da hora, mas nada que não se possa resolver.
Para remover as manchas de paredes e armários, a personal organizer e consultora doméstica Lucy Mizael, de Vitória, sugere esfregar o local com vinagre branco ou com água sanitária (quatro colheres de sopa diluídas em água).
Nas roupas, a ação vai depender do tipo de tecido. Para eliminar o problema das brancas de algodão, por exemplo, use álcool. Nas coloridas, umedeça a peça com suco de limão, esfregue delicadamente e deixe agir por cinco minutos antes de enxaguar. As de seda ou as sintéticas devem ser deixadas um dia de molho no leite, e depois devem ser lavadas normalmente. “Aquelas roupas de frio pesadas, que raramente usamos, devem ser lavadas a cada seis meses, ou guardadas em embalagens a vácuo”, completa.
O melhor, como sempre, é prevenir. Lucy explica que o que mais atrai mofo são roupas que guardadas sujas ou junto a papéis e sacos plásticos – estes materiais impedem a circulação de ar e atraem umidade.
“Uma boa medida para proteger o guarda-roupa é mantê-lo pelo menos cinco centímetros afastados das paredes, quando possível. Além disso, o armário deve ser lavado pelo menos a cada 30 dias com vinagre branco. Para completar, deixe um pote com duas colheres de sal ou cal no local, para absorver a umidade”, sugere.