Serviço permite monitorar a casa por celular ou tablet
Oferecido no Brasil há pouco mais de um ano, Teleview dá ao cliente a possibilidade de acessar imagens geradas por câmeras de sua residência
Chamar um táxi, ver as atualizações do Facebook, publicar uma foto no Instragram, checar as atrações culturais ao seu redor e até mesmo marcar um encontro amoroso. Os celulares de hoje são capazes de executar tarefas impensáveis até alguns anos atrás, mas um novo serviço está levando essa versatilidade a outro patamar. Hoje já é possível monitorar o que acontece na sua casa pelo celular ou tablet.
A multinacional do ramo de segurança Teleatlantic oferece há cerca de um ano no Brasil o serviço Teleview, que permite ao cliente acessar, em seus dispositivos móveis, imagens geradas em tempo real por câmeras instaladas em sua residência. “Para checar as câmeras, o cliente precisa baixar um aplicativo da empresa e entrar com um login e uma senha. Além disso, é possível acessar imagens gravadas, que ficam armazenadas em nosso sistema por até 30 dias, e até mesmo baixá-las e enviar estes arquivos para outras pessoas”, explica Ricardo Coutinho, diretor de vendas e marketing da Teleatlantic.
O serviço custa R$ 59 por mês, mas este valor não inclui as câmeras, que devem ser adquiridas e instaladas pelo cliente. Os modelos mais simples saem por R$ 500. Há, no entanto, equipamentos com recursos diferenciados, como infravermelho e ausência de fiação, que podem chegar a até R$ 10 mil cada. Quem não quiser adquirir os dispositivos, a Teleatlantic aluga câmeras a partir de R$ 99 mensais. A empresa ainda cobra R$ 150 pela instalação de cada ponto de captação.
“Ao fazer o orçamento conosco, o cliente receberá um relatório da nossa consultoria de segurança sobre as necessidades da residência, o que inclui quantidade de câmeras e o seu posicionamento”, afirma Coutinho. Ele acrescenta que o monitoramento por câmeras pode ser integrado com alarmes a um custo total de R$ 150 mensais. Neste caso, quando um alarme registrar alguma ocorrência na casa, um dos atendentes da companhia irá checar as imagens para confirmar o problema e acionar a polícia e o cliente. A equipe da empresa só terá acesso às câmeras se o alarme disparar, para preservar a privacidade dos moradores.
“Este tipo de serviço está com uma grande procura, não apenas para segurança da residência, mas também para monitorar crianças, idosos e animais de estimação. Também existem aqueles que instalam o sistema no sítio ou na casa da praia, que são pouco usados e muitas vezes demora até que um furto seja percebido”, comenta Coutinho.