Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quais são as melhores plantas naturais para ter dentro de casa ou do apartamento?

Especialista sugere espécies que se adaptam bem a diferentes condições de iluminação e ambientes; as plantas trazem boa energia para a casa.

7 nov 2024 - 05h00
(atualizado às 09h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Mulher cultivando plantas em casa.
Mulher cultivando plantas em casa.
Foto: Freepik

Levar uma planta para dentro de casa pode transformar o ambiente, tornando-o mais acolhedor e agradável. Para quem quer iniciar um jardim interno ou até mesmo ter uma planta para chamar de sua, o especialista em plantas Murilo Soares, do canal Spagnhol Plantas no YouTube, sugere espécies que se adaptam bem a diferentes condições de iluminação e espaços, tanto em casas quanto em apartamentos. 

Abaixo, um guia com sugestões de plantas e os ambientes mais indicados para cada uma delas.

Plantas para casas

Espada-de-São-Jorge

Espada-de-São-Jorge
Espada-de-São-Jorge
Foto: Erem Carla/Terra Você

Conhecida por sua resistência, a Espada-de-São-Jorge é uma opção versátil que se adapta bem em diversos ambientes, incluindo quartos e áreas de pouco sol. Além de prática, é famosa por suas propriedades de purificação do ar.

Ficus elástica (Figueira borracha)

Ficus elástica
Ficus elástica
Foto: Reprudução/Site/Qualiflora

Com folhas grandes, espessas e brilhantes, o Ficus elástica é ideal para ambientes bem iluminados, como salas de estar próximas de janelas. Esta planta precisa de luz indireta e cuidados com a rega, evitando o excesso de água para não comprometer suas raízes.

Orquídeas

Orquídeas
Orquídeas
Foto: Pixabay

Perfeitas para decorar e adicionar um toque delicado, as orquídeas gostam de ambientes com luz indireta e boa ventilação, como salas de estar ou entradas de casas. São plantas elegantes, porém, exigem rega moderada e um cuidado especial com a umidade.

Peperomia raindrop  

Peperomia raindrop
Peperomia raindrop
Foto: Pixabay

Com folhas redondas e brilhantes que lembram gotas de chuva, a Peperomia raindrop fica linda em prateleiras ou bancadas. Ela se adapta bem a ambientes de luz indireta e tem baixa necessidade de rega, ideal para quem busca plantas de fácil manutenção.

Suculenta coração partido  

Suculenta coração partido
Suculenta coração partido
Foto: Reprodução/Instagram/@sukulentailesi

Essa suculenta de aparência exótica é uma ótima escolha para compor arranjos em mesas ou bancadas com boa iluminação. Suas folhas formam pequenas “quebras” no formato de coração, e ela precisa de luz indireta e regas esporádicas.

Plantas para apartamentos

Maranta Tricolor

Maranta Tricolor
Maranta Tricolor
Foto: Reprudução/Site/Penhabel Plantas

Com folhas que mesclam verde, rosa e creme, a Maranta Tricolor traz cor para o ambiente e é indicada para espaços com luz indireta, como estantes ou mesas laterais. Ela gosta de umidade, então pode ser uma boa opção para banheiros.

Lírio da Paz  

Lírio da Paz
Lírio da Paz
Foto: Erem Carla/Terra Você

O Lírio da Paz é uma planta que se adapta bem a condições de luz baixa e tem capacidade de purificar o ar, sendo excelente para salas e quartos. Com suas flores brancas e delicadas, é uma escolha popular para quem busca um toque de elegância.

Maranta Burle

Maranta Burle
Maranta Burle
Foto: Reprudução/Site/Viveiro de Plantas

A Maranta Burle, com suas folhas verdes e rajadas, é uma planta compacta, ideal para pequenos espaços. Ela se desenvolve bem em locais com luz indireta e umidade, como o banheiro, mas também pode ser colocada na sala, desde que longe da luz direta.

Jiboia Verde  

Jiboia
Jiboia
Foto: Sandra Martins/Unsplash / Casa.com

De fácil cuidado, a Jiboia Verde cresce bem em locais de baixa luminosidade, o que a torna ideal para corredores e estantes. É uma planta de crescimento rápido, que pode ser cultivada em suportes suspensos ou treliças, proporcionando um visual exuberante.

Antúrio  

Antúrio
Antúrio
Foto: Reprudução/Site/Plantei

Com suas flores vibrantes, o Antúrio é perfeito para adicionar um toque de cor a ambientes de luz indireta, como a sala de estar. Essa planta também é resistente e fácil de cuidar, precisando apenas de regas moderadas e evitando luz direta.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade