Qual a data certa para montar a Árvore de Natal? Saiba agora!
Aqui no Brasil, a montagem segue a tradição católica de começar apenas no primeiro domingo do Tempo Advento
Já estamos em novembro e o que se vê são locais repletos de decorações natalinas de todos os tipos. E uma das grandes estrelas deste momento é a Árvore de Natal. Seja nas ruas ou em casa, esse artefato consegue trazer o clima mágico de fim de ano e é claro, tornar o coração de todo mundo mais quentinho.
No entanto, surge uma dúvida: existe um momento exato para começar a montar a Árvore de Natal? E a resposta é SIM! Isso porque a montagem da árvore segue a tradição católica de só começar no primeiro domingo do Tempo Advento, que corresponde ao mês de preparações para o nascimento de Jesus Cristo.
A data costuma variar entre um ano e outro, mas em 2022, a data acontecerá em 27 de novembro. Ou seja, a partir da data está liberada a montagem da Árvore, seguindo o rito católico.
Ainda de acordo com o calendário religioso, a construção do presépio deve ser feita aos poucos, ao longo de todo o mês de dezembro. José e Maria, por exemplo, são colocados na véspera da festividade, enquanto o menino Jesus chega apenas no próprio dia 25. Após o nascimento, é a hora de incluir os três Reis Magos.
Apesar de ser comum que se siga essa regra aqui no Brasil, em outros países ao redor do mundo, a data para montagem da Árvore de Natal seguem outras tradições. Nos Estados Unidos, o ritual acontece no Dia de Ação de Graças, feriado que acontece na última quinta de novembro. Já em Portugal, as árvores são montadas no Dia da Imaculada Conceição, celebrado em 8 de dezembro.
E quando desmontar a Árvore de Natal?
De acordo com a tradição católica, todos os itens natalinos devem ser desmontados em 6 de janeiro, no Dia de Reis. A data celebra a visita que Jesus Cristo recebeu dos três Reis Magos com presentes como ouro, incenso e mirra.
Vale ressaltar que essas são tradições do calendário religioso. Por isso, cabe a cada família optar por começar a montagem da Árvore de Natal quando bem preferirem. O importante é celebrar em família, aproveitar a companhia um do outro e ser grato por mais um ano que passou.