Quando e como replantar uma orquídea
Aprenda como replantar uma orquídea e manter as flores frescas com este guia simples
Vale a pena saber como replantar uma orquídea. Embora muitas espécies de orquídeas floresçam melhor quando colocadas em vasos, chega um ponto em que a pura falta de espaço para crescer começa a afetar a saúde geral da planta.
Neste ponto, você tem a opção de movê-la para um vaso maior ou dividir a planta mãe.
As orquídeas têm suas próprias necessidades específicas quando se trata de replantar. Estamos falando de aparar, dividir e reposicionar.
Mas não se preocupe se isso parecer complicado, pois dividimos o processo em algumas etapas simples, para que seja fácil de seguir. Você será um especialista nesta parte fundamental do cuidado de orquídeas em pouco tempo.
Certifique-se de que sua orquídea continue sendo uma de suas melhores plantas de interior seguindo este guia simples de replantação.
1. Molhe para facilitar a extração
Regue bem a planta antes de começar a replantar ou dividir, para facilitar a remoção do vaso e ajudar a soltar o composto. Se alguma raiz estiver presa ao recipiente, separe-a passando suavemente uma faca esterilizada por dentro.
Lave o máximo possível do meio de cultivo antigo, pois ele se deteriorará com o tempo.
Examine as raízes e corte as que estiverem mortas ou apodrecidas, bem como remova cuidadosamente as folhas mortas, certificando-se de não danificar nenhum tecido vivo.
2. Separe as raízes para dividir
Procure lugares lógicos para dividir a planta em quantas partes desejar. Não há necessidade de separar cada plântula: você pode deixar uma touceira maior para continuar crescendo e florescendo enquanto as pequenas se desenvolvem. Na verdade, elas sobrevivem melhor quando você mantém pelo menos três plântulas jovens juntas.
Você deve ser capaz de fazer a maior parte disso à mão, mas se precisar usar uma faca ou tesouras de poda, certifique-se de que estejam limpas.
Descarte quaisquer partes que estejam obviamente mortas ou morrendo, mas o "pseudobulbo" aumentado na base das folhas gera comida e armazena água, e sobrevive mesmo sem folhas presas.
3. Replantio
Para obter melhores resultados ao replantar uma orquídea, certifique-se de escolher uma mistura de envasamento semelhante à antiga e posicione o pseudobulbo mais antigo na parte externa do vaso, com o mais novo no centro, para que haja máximo espaço para crescimento. Mantenha o nível do rizoma com ou logo abaixo da superfície.
Liam Lapping da Flowercard sugere que você empurre a mistura de composto para baixo com os dedos perto das raízes. Continue adicionando a mistura até que esteja no topo do vaso, antes de estacar sua orquídea para garantir que ela tenha suporte adicional à medida que começa a crescer novamente.
Não replante em vasos maiores do que o absolutamente necessário ou você corre o risco de perder as plantas jovens por excesso de água. Simplesmente deixe espaço para cerca de dois anos de crescimento após o envasamento.
Lembre-se de que as folhas das orquídeas que ficam amarelas também podem ser um dos principais sinais de excesso de água.
4. Rega
Uma vez replantadas, regar as plantas suavemente com água da chuva ou água fervida resfriada ajudará a acomoda-las no novo composto.
Lapping explica que levará uma semana ou duas para uma planta transplantada se estabelecer, então monitore o composto para verificar se não secou.
E é isso! Basta escolher o local perfeito em seu jardim interno para sua orquídea transplantada e divirta-se vendo-a crescer.
Quando replantar
O melhor momento para replantar ou dividir sua orquídea é imediatamente após a floração, quando todas as flores murcharam. Muitas orquídeas produzem uma explosão de novos crescimentos neste estágio e se beneficiarão de composto fresco e de um exame geral de saúde.
Fazer isso quando as flores estão em botão é um erro comum de plantas de interior, pois pode estressa-la e é provável que faça com que os botões caiam sem abrir.
Embora sejam ótimas plantas de banheiro ou de cozinha , todas as orquídeas são suscetíveis a podridão fúngica e vírus, portanto, manuseie-as com cuidado e trabalhe com as mãos, ferramentas e vasos limpos.
De acordo com Liam Lapping, você deve replantar a cada dois ou três anos para manter sua orquídea saudável e garantir o crescimento. "O momento ideal para replantar uma orquídea é após o final do ciclo de floração, e uma boa referência é quando as raízes começam a sair do vaso", acrescenta.
Qual o melhor solo para replantar orquídea?
Quando você for replantar sua planta, sempre use composto de orquídea à base de casca: nunca à base de barro ou multiuso padrão, pois isso matará sua orquídea.
*Via Gardening Etc