Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quarto pequeno? Cama-sofá é opção para aproveitar o espaço

Encostada na parede, a cama recebe muitas almofadas para conferir conforto e cara de sofá

18 mar 2015 - 10h34
Compartilhar
Exibir comentários

A cama-sofá está em alta. Não, não confunda com o sofá-cama, um móvel de dupla função, que tem o tamanho de um sofá e, quando aberto, de uma cama. A nova proposta para ambientes pequenos é deixar a cama com a estética e o conforto de um sofá, para torná-lo convidativo também para se sentar. “Normalmente, quando a cama precisa ficar encostada na parede por causa do layout reduzido do espaço, é que costumamos usar esse recurso”, disse a arquiteta Marina Dubal, do escritório Dad Arquitetura & Design. Que tal apostar na ideia? Tire suas dúvidas sobre o assunto e inspire-se nos projetos:

Siga Terra Estilo no Twitter

Foto: Juliana Buli/Divulgação

Características

Para montar uma cama-sofá, a lista básica da decoradora Maria Cristina Bahia, sócia-proprietária da loja Villa Maria, é colchão confortável (mas não muito mole) e painel ou parede onde a cama ficará encostada, além de muitas almofadas para dar aconchego e cara de sofá. “Para deixar a parede ou painel mais confortável, uma boa opção é escolher painéis acolchoados. No caso da parede, para deixá-la menos fria ao toque, usar papel de parede”, comentou Maria Cristina. As dicas marcam presença no quarto infantil proposto pela decoradora. Informações: (31) 3335-5552.   

Foto: Divulgação

Ambientes

A cama-sofá combina principalmente com ambientes mais íntimos, como quartos e home office. Isso porque sua função principal é ser cama. Portanto, uma sala grande não se adapta à proposta, na opinião da arquiteta Marina. “As salas pedem algo mais refinado, social, com sofás que tenham tecidos mais apropriados para o dia a dia. Ao colocar a cama-sofá nesse espaço, pode dar a impressão de algo improvisado, uma estética mais pobre”, comentou a arquiteta. O quarto infantil da Zize Zink, na mostra Quartos Etc. 30 anos, aposta na versatilidade da cama-sofá. Informações: (11) 3707-4713 (Zize Zink) / (11) 3085-2800 (Quartos Etc.).

Decoração

Foto: Divulgação

A decoração da cama deve seguir o estilo do ambiente. Para evitar erros, a arquiteta Marina indica a proposta segura do neutro, deixando cores e estampas marcantes para as almofadas, como mostra o móvel da brinquedoteca proposta pela arquiteta Maithiá Guedes, na mostra Quartos Etc. 30 anos. Informações: (11) 3079-1294 (Maithiá) / (11) 3085-2800 (Quartos Etc.).

Foto: Fábio Cansado / Divulgação

Tamanho da cama

Vale tanto cama de solteiro como de casal para seguir a proposta. Por exemplo, para favorecer a circulação, a designer e artista plástica Analu Guimarães apostou na de casal com a lateral encostada no móvel, incrementando com muitas almofadas. Informações: (31) 9292-0017.

A cama de solteiro encostada na parede também ganhou ares de sofá com composição de almofadas de cores e tamanhos diferentes, no projeto da arquiteta Marina. Informações: (31) 9978-0707.

Foto: Henrique Queiroga / Divulgação
Foto: Henrique Queiroga / Divulgação

Circulação

É importante pensar no espaço de circulação em volta da cama-sofá para evitar esbarrões e dificuldade para caminhar. Deve ser de, no mínimo, 60 cm. “Mas vai depender do que está ao lado. Se tiver um armário baixo ao lado, a circulação deve ser de 60 cm. Se tiver um móvel mais alto, 80 a 90 cm”, recomendou a arquiteta Marina, que aderiu às medidas em seu projeto de quarto infantil.

Qual é seu estilo de decoração? Retrô, clean, despojado e maisQual é seu estilo de decoração? Retrô, clean, despojado e mais

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade