O rack é um dos elementos mais versáteis na decoração. É uma das opções favoritas para quem quer um móvel para TV na sala de estar, pois é um móvel que oferece mobilidade ao ambiente e, apesar de ser tradicional, possui uma gama de opções modernas no design. O rack para sala deixou de ser um móvel de apoio para ser peça central na decoração de sala de estar.
Dicas para usar o rack para sala na decoração
Os racks modernos não necessariamente são apoios para TV. O uso do painel para TV vem sendo cada vez mais comum, pois nele as televisões podem ficar mais altas e na altura desejada pelo morador. Por isso, com o uso do painel para TV, o rack para sala ganhou a função de decorar e organizar o ambiente.
Há também a opção do rack com painel, que pode ser encontrado em duas versões: rack com painel embutido ou kit com rack e painel para TV separados, mas feitos com o mesmo material, combinando perfeitamente um com o outro. O primeiro pode ser uma ótima solução para quem procura rack para sala pequena, principalmente se for planejado com as medidas do cômodo.
Em salas menores, é ideal que o rack para sala pequena não seja muito grande para não ficar desproporcional. Além disso, uma boa dica para escolher o rack para sala pequena é buscar modelos suspensos, que permitem usar o espaço abaixo para outros objetivos.
Selecionar um rack para sala pequena em tons claros, como o clássico rack para sala branco, ou espelhado também pode ser uma boa. Isso porque as cores mais claras dão maior sensação de amplitude ao ambiente, assim como o espelho, que parece "duplicar" o cômodo. Ah, em salas menores, sempre prefira racks com porta de correr, pois isso economiza espaço.
Se a sua sala for mais comprida, você pode utilizar um rack para sala mais fino e com um comprimento maior, seguindo a parede. Para salas muito pequenas, uma possibilidade é dispensar o rack para sala pequena e utilizar apenas um painel para sala com TV e prateleiras de apoio para otimizar o espaço.
É imprescindível que o rack para sala combine com o restante da decoração. O rack faz toda a diferença na sala de estar, por isso é importante que siga o mesmo estilo do ambiente. Se for um estilo clássico, descolado, moderno, enfim, o rack para sala deve possuir a mesma linguagem.
Antes de adquirir um rack para sala, defina o que ficará apoiado e guardado nele. Alguns aparelhos eletrônicos não devem ficar fechados dentro do rack, leve isso em consideração na hora da escolha. Há também quem use buffet para sala de jantar no lugar do rack.
Em salas maiores, você pode usar mais nas cores e texturas do rack, levando em consideração os outros objetos e móveis. Como dissemos anteriormente, para ambientes pequenos, prefira racks com cores claras ou ainda com detalhes de vidro.
Utilizando o rack com painel para TV, a TV fica presa ao painel, escondendo os fios e deixando a decoração mais agradável. Além disso, o rack fica mais livre para apoiar outros objetos.
Não se esqueça de observar a altura e profundidade do rack. O ideal é que haja 60 cm de distância entre um móvel e outro, para que facilite a circulação. Para salas pequenas, evite utilizar racks muito altos, pois isso dá a sensação que o ambiente é ainda menor.
Confira inspirações de rack para sala
Para te inspirar, preparamos uma galeria com vários estilos de rack para sala. Aprecie para decidir qual estilo combina mais com a sua casa e com você!