Reforma dá nova vida a apartamento espaçoso, mas ‘sem graça’
O apartamento de 100 m2, em Florianópolis, não era de se desprezar. O banheiro era um bocado pequeno, mas havia três quartos, lavanderia, cozinha de espaço razoavelmente generoso e até uma sacada (modesta, é verdade) com vista para a avenida beira-mar. A decoração, no entanto, era francamente insossa: piso claro, paredes claras, janelas com esquadrias sem graça. O casal que comprou o imóvel queria revitalizá-lo – e foi o que fez a arquiteta Juliana Pippi.
“Eles desejavam que o apartamento fosse o mais integrado possível, com maior conforto na suíte deles, um closet e uma banheira grande”, conta. Para chegar a esse resultado, a arquiteta propôs a seguinte solução: eliminar um dos quartos para fazer o closet e ganhar mais espaço para o banheiro do casal receber uma banheira dupla.
“A divisão entre quarto, closet e banheiro foi resolvida totalmente com marcenaria, dispensando paredes e aproveitando todo o espaço do ambiente. Retiramos a parede que fazia divisória com a sacada, ampliando a sala”, relata. “E todas as paredes da cozinha e lavanderia foram derrubadas, fazendo com que esses ambientes fossem totalmente integrados à sala”, acrescenta.
Para completar, além da mudança em relação às paredes e ao layout geral do apartamento, a fiação elétrica e a parte de hidráulica foram refeitas devido às novas necessidades.
“Em geral a fiação elétrica preserva sua estrutura por até dez anos, e foi necessário trocá-la toda. Além disso, os quadros elétricos muitas vezes estão subdimensionados, e precisam ser adaptados por conta da quantidade de eletrônicos, ar condicionado, entre outros itens”, explica.