Significado dos símbolos de Natal: descubra o que a decoração representa
Muito além da função de decorar, conheça a definição dos principais enfeites natalinos!
Finalmente chegou uma das datas mais aguardadas do ano. Agora que a casa já está totalmente decorada para o dia de hoje, você já parou pra pensar no significado dos símbolos de Natal? Existem vários tipos de enfeites que tomam conta do ambiente no mês de dezembro - e nem sempre pensamos no que eles realmente representam. Saiba agora o que cada item da decoração natalina significa e aproveite para compartilhar com a família!
Confira o significado dos principais símbolos de Natal
Sinos
Os sinos sempre estão presentes na árvore de Natal e simbolizam o anúncio da chegada de Jesus, servindo também para proclamar as festividades da Igreja.
Velas
As velas representam a luz que veio ao mundo, ou seja, Cristo. Quando acesas, significam o nascimento de Jesus e, queimadas, expressam seu sacrifício por nós, em redenção aos nossos pecados.
Presentes
Os presentes que trocamos todo ano, na verdade, significam as dádivas que os três Reis Magos levaram ao menino Jesus: a mirra, o ouro e o incenso.
Árvore
A árvore de Natal é um pinheiro que mantém as folhas verdes tanto no verão quanto no inverno. Por isso, representa a esperança!
Presépio
O presépio significa a simplicidade do lugar em que o Menino Jesus nasceu, mesmo sendo filho de Deus, além de representar uma vida sem luxúria. Apenas no dia de hoje (25) que a manjedoura recebe a imagem de Jesus.
Estrela
A Estrela de Belém fica no topo da árvore de Natal, por ter guiado os três Reis Magos em busca do menino Jesus, e também para que possamos observar os sinais e a luz sempre enviada por Ele para iluminar as nossas vidas.
Bolas de Natal
As bolas como enfeite simplesmente representam os frutos da árvore natalina.
Guirlanda
A guirlanda é representada a partir do significado das cores… O verde significa a vida e, o vermelho, a proteção. Por isso, pendurada em algum lugar da casa, simboliza a vida eterna!
Texto: Redação Alto Astral | Edição: Mariana Oliveira e Renata Rocha