Solário, horta e adega walk in marcam cobertura com vista para o mar
Em Salvador, Gabriella Machado une dois imóveis para criar em 350 m² um lar para o casal maduro que recebe muitas visitas da família numerosa
A junção de uma cobertura e de um apartamento resultou em um imóvel de 350 m² com vista para o mar de Salvador (BA) e lar de um casal maduro, com família grande, que queriam integração das áreas sociais, dois quartos de hóspedes e área de lazer com telão e adega, espaço gourmet, sinuca, piscina e solário.
"Eles solicitaram uma proposta sofisticada com toque rústico, uso de materiais naturais como madeira, pedras naturais, tijolinho, linho e couro em tons neutros e leves", conta a arquiteta Gabriella Machado, responsável pelo projeto.
A partir da porta de entrada, no primeiro pavimento, já é possível ter a vista para o oceano Atlântico. A sala de TV, jantar e cozinha são integradas e, por isso, a televisão foi instalada em um suporte giratório que permite que ela seja utilizada para os dois lados.
A cozinha foi posicionada de forma a interagir com a sala de jantar e contemplar a vista para o mar. Nesse andar também fica uma suíte de hóspedes, um lavabo e a suíte do casal com closet.
Já o segundo pavimento é acessado por meio de uma escada de mármore paginado e madeira, desenhada pelo escritório. Este andar possui uma grande sala de estar com módulos de sofás móveis e poltronas, que possibilitam diferentes usos de layout. Aqui há também um grande telão e uma adega com capacidade para 700 vinhos, além da varanda descoberta, horta, mais uma suíte de hóspedes, lavabo e área de serviço. O forro de bambu segue a inclinação da cobertura original e dá uma sensação de casa.
A cristaleira foi desenvolvida pelo escritório e pode ser vista da área interna (coberta) e da área externa (descoberta). O móvel foi projetado com a frente e o fundo de vidro, para permitir a contemplação e a interação com a área externa.
O espaço gourmet, que possui uma churrasqueira, se conecta com a piscina e a área da mesa de sinuca azul. Em um dos cantos, uma escada escultórica em espiral dá acesso ao solário. Aqui, como o guarda corpo foi entregue pela construtora com uma altura baixa, para prover mais segurança, foram utilizadas mini toras de eucalipto para aumentar a altura, o que contribui para uma estética rústica. As toras foram elevadas do piso e uma fita de led foi embutida para criar o efeito de rodapé iluminado.
A suíte casal está conectada visualmente com o banheiro através de uma janela em vidro. O ambiente recebeu painel amadeirado na parede da cama, marcenaria com iluminação difusa e portas em mini muxarabi.
A ventilação natural está presente abundantemente em todos os ambientes desse apartamento, inclusive os dois lavabos. A iluminação natural também é um ponto muito especial, com três diferentes fachadas - uma delas voltada para o Oceano Atlântico.
Veja mais fotos!