Tapetes e carpetes: aprenda a como limpar
É hora da limpeza da tapeçaria? Veja dicas para deixar os tapetes e carpetes limpos e com cores vivas
Os tapetes e carpetes são ótimos para dar aquele "tchan" na decoração e deixar o ambiente mais aconchegante, não é mesmo? Mas quem tem essas peças em casa sabe que nem sempre é fácil deixá-las limpas.
E é muito importante saber a forma correta de limpar os tapetes e carpetes, já que eles acumulam todo tipo de sujeira e podem começar a ficar com um cheiro ruim com o tempo. Poeira, pelos de animais, ácaros e restos de produtos químicos são algumas das coisas que podem surgir no tapete se ele não for limpo com frequência e de maneira adequada, o que pode até causar problemas para quem tem algum tipo de alergia ou doenças respiratórias.
Ou seja, a limpeza correta da tapeçaria é muito importante, não só para a estética dos ambientes, como para a saúde e o bem-estar dos moradores.
Como limpar?
Muitas pessoas usam o aspirador de pó para deixar os tapetes e carpetes limpos e com cores vivas - e essa é realmente uma ótima opção para fazer a manutenção dessas peças no dia a dia. Mas lembre-se: é preciso limpar também a parte da tapeçaria que fica em contato com o chão, não apenas a que aparece, senão a poeira continuará acumulada nela.
Porém, mesmo essa limpeza cuidadosa com o aspirador de pó pode não ser o suficiente, sabia? Pois é! A aspiração tira apenas a camada mais superficial da sujeira, então para uma limpeza mais completa a ajuda de profissionais pode ser necessária.
"Estamos acostumados a pensar que apenas passar o aspirador é suficiente para limpar a tapeçaria, mas não é. Os tecidos dessas peças podem ser compostos por todos os tipos de fibras, permitindo que a poeira acumule nessa região. Para atingir essas camadas, é necessária a ajuda de profissionais e de maquinário ideal para retirar aquilo que está mais escondido e penetrado no tecido", explica Eduardo Tafa, CEO de uma rede de limpeza.
Para um ambiente mais saudável, o recomendado é contratar este tipo de serviço pelo menos uma vez por mês, viu? O processo feito pelos profissionais, além de tirar o pó que se esconde entre as fibras dos tecidos, ajuda na manutenção diária, evitando o acúmulo de substâncias que podem danificar a peça e trazer problemas de saúde.
Fonte: Eduardo Tafa, CEO da rede Sofá Novo de Novo.