Varandas integradas estão com tudo nos projetos hoje. Essa tendência é excelente para quem busca aumentar a área social do apartamento ou mesmo para aqueles que desejam criar um cômodo específico, como uma área gourmet, cantinho de leitura, sala de jantar secundária.
Como criar uma varanda integrada
A varanda integrada é criada a partir de uma reforma, acompanhada de um profissional. Na maioria dos projetos, ela recebe um fechamento de vidro, para protegê-la do tempo e torná-la parte dos ambientes internos.
Uma vez fechada, a varanda pode ou não possuir uma porta ou divisória que a demarca do restante do apartamento. Nos imóveis em que há desnível, nivelar o piso também é uma possibilidade.
Pisos e revestimentos, inclusive, são elementos chave para quem procura a integração total. Utilizar um mesmo revestimento no living e na varanda ajuda a criar uma unidade visual no projeto.
Móveis para varandas integradas
As peças que compõem a varanda dependem da função que ela terá na casa, porém há peças coringa que funcionam para qualquer ocasião. Mesas pequenas, cadeiras e bancos já são suficientes para criar um local de convivência.
Quem quiser ousar pode apostar em um balanço ou rede e até mesmo em um jardim vertical!
Para as áreas gourmets, a churrasqueira com bancada, cantinho de bar e adegas são boas escolhas.
O que considerar antes de integrar
Antes de decidir integrar a varanda, contudo, é necessário considerar alguns pontos.
"Nem todos os apartamentos podem ter essa integração. É preciso verificar a parte estrutural do prédio", explicam Fabiana Villegas e Gabriela Vilarrubia, arquitetas à frente do escritório VilaVille Arquitetura. As profissionais revelam que mesmo que as paredes possam ser removidas, é preciso levar em consideração se a área da varanda pode comportar o peso das folhas de vidro.
Além disso, a reforma na varanda precisa ser autorizada pelo condomínio, já que ela altera a fachada do edifício.
Inspirações de varandas integradas
Confira aqui ideias de varandas integradas nos mais diversos estilos: