Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
AO VIVO
Conclave: acompanhe a escolha do novo papa

Veja como dar um toque de fé à decoração com arte sacra

Compartilhar
Exibir comentários

Quem é religioso não precisa esconder imagens de santos e objetos de devoção no fundo do armário. Apesar de serem peças ligadas a momentos de oração e introspecção, obras de arte sacra podem funcionar muito bem para dar um toque de fé à decoração e combinar estética com espiritualidade. 

Peças hindus e do candomblé se misturam neste ambiente criado pelo arquiteto Thoni Litsz, do Rio de Janeiro. Informações: (21) 2548-1983
Peças hindus e do candomblé se misturam neste ambiente criado pelo arquiteto Thoni Litsz, do Rio de Janeiro. Informações: (21) 2548-1983
Foto: Thoni Litsz Interiores

Alguns arquitetos, aliás, fazem questão de usar peças religiosas em seus  projetos. É o caso de Cibele Parreiras, de Fortaleza. Ela costuma reservar um cantinho próprio para os santos católicos na sala, no quarto ou mesmo na varanda. “Gosto de manter todas as imagens religiosas num mesmo espaço, criando santuários, locais para oração”, conta Cibele.

Nem sempre, porém, as peças sacras precisam ser apenas objetos de devoção. Há quem colecione esse tipo de obra de arte por interesse cultural ou estético, como o arquiteto Ricardo Caminada, de São Paulo, que reúne em sua casa várias peças religiosas que traz de antiquários no exterior. “Não é apenas uma questão de fé. Gosto desse tipo de arte”. Para ele, as peças não precisam necessariamente estar todas reunidas num único espaço da casa. Elas podem ficar em um cantinho na estante da sala ou num aparador junto a outras esculturas.

Em alguns casos, é possível até misturar objetos de diferentes materiais e religiões, como fez o arquiteto Thoni Litsz, do Rio de Janeiro. Na sala de um apartamento, ele juntou elementos de duas crenças do casal de moradores: o hinduísmo e o candomblé.

Independente do cômodo escolhido para receber as imagens, os arquitetos acreditam que elas precisam estar em áreas mais protegidas da casa. Como muitas são feitas de materiais delicados (barro e porcelana, por exemplo), devem ficar longe de corredores e áreas onde a circulação de pessoas é mais intensa.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Seu Terra