Vidros e madeira deixam casa de 410m² em sintonia com natureza
O escritório Raiz Arquitetura aposta no uso de vidros para maior permeabilidade entre ambientes e empenas para conforto térmico
Esta casa de 410m², localizada no litoral paulista, foi criada pelo escritório Raiz Arquitetura, dos arquitetos e sócios Alexandre Ferraz e Elias Souza, com paisagismo de Mauricio Nunes Veiga do Semente Nativa, para um casal com dois filhos.
O projeto se inicia a partir de uma fachada dinâmica e contemporânea, que se mescla com os elementos da mata que cerca o imóvel. O ripado em madeira reveste parte do segundo pavimento, garantindo privacidade aos moradores sem afetar o desfrute da visão da rua e do externo.
A interação da casa com o natural é um dos pontos chave desse projeto. A integração com as áreas verdes da casa, proporcionada pelas aberturas estrategicamente inseridas no volume da área social, permite que os moradores desfrutem da riqueza das texturas naturais, tanto do paisagismo como pela mata atlântica presente nos arredores da casa, trazendo os tons em verde como parte da paleta de cores da sala de estar.
A implantação da planta da casa em L possibilita que o espaço social se integre a uma generosa varanda gourmet na área externa, onde também fica a piscina. Instalada no fundo do lote, a uniformidade entre o externo e interno foi possível pela sua estrutura livre de pilares, tornando todo o conjunto convidativo e leve para permanência e uso.
Para explorar amplamente a permeabilidade entre os ambientes o uso do vidro foi essencial. No térreo, os ambientes são facilmente alcançados pelo campo de visão, principalmente a área destina cozinha que, pensada para ser o coração da casa, serve com um dos pontos de conexão dos usos internos com o externo, por meio de uma abertura privilegiada ao fundo.
Outro destaque do projeto foi o uso de portas mimetizadas em conjunto com os painéis em madeira, buscando tornar o ambiente mais clean e camuflar os acessos aos quartos da residência.
A conexão com o segundo pavimento é feita por meio de uma leve escada instalada ao longo dos panos de vidro da fachada. Destinado aos usos privativos, esse andar conta com cinco quartos, sendo dois quartos para os filhos, dois para visitantes e uma suíte master para o casal, que se destaca pela ampla janela sem vergas que traz uma sensação de enquadramento da paisagem natural do fundo do lote.
Outro destaque neste ambiente é a instalação de uma "caixa envidraçada" para o banheiro privativo, podendo se conectar visualmente ao quarto e ou ser isolada por meio de uma cortina blackout.
A iluminação da casa foi instalada de forma estratégica para valorizar a volumetria e os ambientes, assim como algumas plantas do paisagismo externo. De forma geral, adotou-se um partido com sancas e luminárias de uso geral e que fossem discretas, privilegiando a funcionalidade da iluminação, com intensidade adequada a cada uso e destaques pontuais em meio ao projeto.
Veja mais fotos na galeria abaixo!