Para quem quer ter uma decoração elegante, charmosa e aconchegante, os móveis de madeira são uma ótima opção! Clássicos e versáteis, eles são facilmente encontrados em diversos estilos de decoração, podendo ser encaixados em ambientes que vão do rústico ao moderno.
Os móveis de madeira costumam ser escolhidos por sua durabilidade, resistência e beleza. Além disso, eles também podem ser considerados sustentáveis, pois duram muito tempo, podendo ser passados de geração em geração, reutilizados e reformados. Pensando dessa forma, é melhor investir em móveis de madeira do que em móveis de outros materiais, como plástico e aço.
Existem vários modelos de móveis de madeira, eles podem ser rack para sala, mesas de centro, mesas laterais, painel para TV, cadeiras, armários, guarda-roupas, prateleiras, painéis, móveis feitos com painel MDF, dentre outros. E a variedade não para nos tipos de mobília, ela também se estende aos tipos de madeira para móveis.
Os tipos de madeira para móveis são vários e cada um tem suas particularidades e usos mais recomendados. Existem móveis de madeira maciça, móveis de madeira de demolição, móveis de madeira rústica, tipos de madeira para móveis planejados etc.
A seguir vamos falar sobre alguns dos tipos de madeira para móveis mais usados, assim vai ficar mais fácil para você escolher o material que prefere usar na sua casa.
Carvalho: um dos tipos de madeira para móveis mais usados, pode ser encontrado em duas opções de cores: branco ou vermelho. É uma madeira forte, resistente à umidade e, portanto, bastante usada em móveis usados ao ar livre.
Cedro: ótima opção para móveis de madeira maciça, o Cedro é um tipo de madeira macia que tem um tom avermelhado. Resistente à umidade e com um odor específico que espanta insetos, é também é indicado para móveis que serão usados ao ar livre.
Cerejeira: essa é uma madeira para móveis super desejada, mas que tem um custo mais alto. Considerada elegante, a cor da Cerejeira chama a atenção por ficar entre o castanho e um tom avermelhado. Ela pode ser usada em qualquer tipo de móvel e pode durar muito tempo, até mesmo por gerações.
Madeira de demolição: os móveis de madeira de demolição são uma tendência mais recente que tem muito a ver com sustentabilidade. Esses tipos de madeiras para móveis são reutilizadas de construções e, por isso, são consideradas sustentáveis. O visual dos móveis de madeira de demolição costuma ser de móveis de madeira rústica e eles podem ser usados tanto dentro quanto fora de casa.
MDF: mais barato e mais leve, o MDF pode ser considerado uma madeira para móveis planejados pois é muito comum nesses tipos de projetos. Esse material feito com fibras de madeira e resina permite maior variedade de cores e tem uma superfície lisa e uniforme, mas menos resistente e mais vulnerável à umidade.
Mogno: outro exemplo de material muito usado em móveis de madeira maciça, o Mogno aparece em tons avermelhados e é um dos melhores tipos de madeira para móveis, pois é durável e pode ser aplicado em diversos tipos de mobília. Assim como a cerejeira, essa madeira para móveis pode durar uma vida ou até mesmo gerações, mas é mais cara.
Nogueira: esse é um dos tipos de madeira para móveis mais resistentes. Considerada muito valiosa, a Nogueira é usada como madeira para móveis desde os tempos coloniais. Ela tem uma cor castanha avermelhada e é bastante usada em móveis de madeira rústica e móveis de jardim.
Pinho: o ponto forte do Pinho é seu custo-benefício, pois esse é um dos tipos de madeira para móveis mais acessíveis, mas ainda assim é uma opção durável. Com uma cor mais clara que varia do creme a um marrom mais claro, essa pode ser uma boa escolha para decorações mais claras, mais clean.
Como cuidar de móveis de madeira
Além de conhecer os tipos de madeira para móveis, é importante também saber como cuidar desse mobiliário. Alguns cuidados específicos são necessários pois, por mais resistente e durável que a madeira seja, ela ainda tem seus pontos fracos.
Confira algumas das principais formas de como cuidar de móveis de madeira:
Cuidado com excesso de peso para não vergar ou quebrar os móveis de madeira;
Se for colocar muito objetos nas suas estantes, prateleiras, nichos e afins, opte por uma madeira mais grossa;
Evite deixar os móveis de madeira sob sol direto para que eles não escureçam;
Evite também excesso de calor, isso pode entortar os móveis de madeira;
Contato direto com líquido e umidade também devem ser evitados;
Não jogue água ou produtos de limpeza diretamente sobre os móveis de madeira;
Para limpar os móveis de madeira, use sabão ou detergente neutro e um pano ou esponja úmidos;
Para tirar gordura, use água morna com sabão de coco, que pode ser um sabão caseiro feito por você, e uma escova;
Não use álcool para limpar seus móveis de madeira;
Lustra-móveis, ceras e óleos diminuem a quantidade de poeira que se acumula sobre os móveis;
Para evitar marcas, utilize suportes para copos, panelas, travessas, bandejas e pratos nas suas mesas de madeira.
*Este texto é um publieditorial da Duratex
Assista o vídeo com mais dicas de como escolher os móveis de madeira