Você conhece a pedra ardósia? Ela é uma rocha metamórfica de grão fino e homogêneo, formada pela transformação da argila sob grande pressão e temperatura. Hoje, a ardósia é considerada a pedra mais durável e bonita para ser usar em construções.
Antigamente, a ardósia era conhecida como "pedra lousa", por ser o material usado nos quadros negros. Foi somente mais tarde que ela passou a ser chamada de ardósia e começou a compor mais detalhes de decoração, como pisos e revestimentos.
Além da variação de cores da pedra ardósia, ela possui diferentes texturas, como polida, escovada, lixada, envelhecida ou natural. Basta escolher o tipo que mais combina com seu projeto.
Separamos tudo que você precisa saber para investir na pedra ardósia e ainda um tutorial imperdível de como limpar ardósia para manter a pedra brilhando. Confira!
Qual é a cor ardósia?
O que torna a ardósia tão singular é sua variação de cores. As pedras possuem desde os tons mais escuros, como preto, roxo e grafite, até os mais claros. Os ambientes podem ter cores lindas em todos os detalhes.
Podemos destacar 4 cores como as principais da cor ardósia:
Ardósia Cinza;
Ardósia Preta;
Ardósia Ferrugem;
Ardósia verde;
Ardósia cinza
Entre as outras cores de ardósia, a mais comum é a cinza. O tom é muito usado para compor ambientes modernos e minimalistas. Hoje, você encontra cada vez mais fachadas de casa feitas de ardósia cinza.
Na foto, o piso ardósia cinza possui uma padronização que deixou a sala ampla com ares modernos, sem eliminar a sofisticação dos móveis.
Ardósia preta
A ardósia preta é a pedra para quem gosta de composições modernas e de personalidade. A cor é perfeita para compor ambientes sofisticados. Na foto abaixo você pode observar bem isso, pois a ardósia preta compôs o banheiro de forma sensacional, combinando perfeitamente com os tons de cinza e destacando ainda mais o espelho e os armários de banheiro escuros.
Ardósia ferrugem
A ardósia ferrugem possui uma leve coloração enferrujada, junto com tons de verde. É a opção ideal para quem gosta de ambientes com estilo mais rústicos, porém, sem perder a elegância.
Nesta sala de estar, a pedra ardósia ferrugem foi usada como painel para TV. Para equilibrar com a cor da pedra, a melhor opção de rack foi investir na branca, com poucos elementos laranja na decoração para combinar com o tom alaranjado do revestimento de parede.
Ardósia verde
Outra cor notória da pedra é a ardósia verde. Ao contrário das outras cores, a ardósia verde é muito utilizada como piso de casa. O verde representa a tranquilidade, e fica ainda mais lindo em ambientes amplos.
Onde usar a ardósia?
A pedra é linda e pode ser usada em diferentes acabamentos e até para compor móveis, sabia? Para você escolher a melhor forma de investir na ardósia, selecionamos os lugares que ficam ainda mais bonitos. Confira!
Piso de ardósia
A ardósia é mais conhecida como piso. Geralmente, ela é usada dentro de casa e estabelecimentos comerciais, por conta de sua resistência e durabilidade. Seu acabamento pode ser natural ou polido com a resina para ardósia (para quem gosta de um brilho a mais no piso e porcelanatos).
Revestimento
Além do piso, a ardósia pode ser usada em revestimentos da sua casa. A fachada da casa fica incrível nas tonalidades de cinza e preto, pois destacam a modernidade. E banheiros e cozinha podem receber os diferentes tons de ardósia para garantir uma decoração surpreendente em todos os detalhes.
Bancadas
Resistência ao calor e baixa absorção de líquidos e gorduras fazem parte das principais características da ardósia. Por conta disso, a pedra é uma das melhores opções para ser usada como bancada de cozinha compacta, banheiro e até na lavanderia.
Mesa de ardosia
A mesa de ardósia é conhecida pelo belo tampo feito da pedra, garantindo um móvel elegante e diferenciado. As cadeiras podem ser de outras cores, porém, a composição do ambiente com mesa de jantar deverá ser impecável.
Como limpar ardósia?
Primeiro, é importante lembrar que você não poderá usar produtos de limpeza concentrados ou abrasivos para aprender como limpar ardósia. Embora ela aparente ser menos porosa que o mármore, ela também pode ser danificada por essas soluções.
A ardósia é super resistente, porém, você precisará ter um cuidado a mais para garantir a manutenção da pedra, até mesmo na mesa de ardósia. Confira o passo a passo!
Como limpar piso ardósia passo a passo
Aspire o piso ardósia para remover toda a poeira da superfície com o aspirador de pó;
Passe um pano úmido para limpar os cantos até que todo o pó seja removido;
Prepare uma mistura de limpador multiuso com água fria;
Passe um pano com o produto de área em área para evitar manchas no piso ardósia;
Para dar um brilho a mais, adicione duas colheres de vinagre branco;
Seque o piso com um pano seco;
Pronto, o piso ardósia ficará brilhando!
Dica para deixar o piso brilhando: Use a resina para ardósia
Existem diversos produtos que são feitos especialmente para fazer a manutenção da pedra, como a resina para ardósia. Portanto, utilize apenas esses produtos específicos para garantir que a pedra esteja sempre limpa e brilhante, livre de manchas esbranquiçadas.
Assista o vídeo com mais dicas de como usar ardósia na decoração
Confira nossa galeria com ardósia para se inspirar!