O método Montessori é uma forma de criar e educar crianças que estimula a evolução e o desenvolvimento delas a partir da liberdade e da autonomia. Foi daí que surgiu a cama montessoriana, peça que tem ganhado cada vez mais espaço nos quartos infantis e no quarto de bebê.
É impossível ver uma cama montessoriana ou um quarto decorado seguindo esse método e não perceber como é diferente dos quartos de bebê tradicionais. Se você se interessa por esse tipo de decoração, este texto é indispensável! Descubra a lógica por trás da cama infantil montessoriana e inspire-se em mais de 80 modelos que selecionamos.
1. Entenda porque a cama montessoriana tem conquistado cada vez mais pais e filhos
Foto: VivaDecora
Entenda a cama montessoriana
Dentro da lógica montessoriana, a criança deve ter independência, por isso a decoração baseada no método deixa tudo o que é pertence aos pequenos ao alcance deles. Por isso, a cama montessoriana é sempre o mais baixa possível, permitindo que o menino ou menina se levante sozinho sempre que desejar.
2. Neste quarto vemos como não é só a cama montessoriana que é baixa
Foto: VivaDecora
Além disso, o fato da cama montessoriana ficar próxima ao chão também garante certa segurança, pois evita que a criança escale o berço, o que pode causar acidentes. E, apesar da cama casinha montessoriana ser uma das mais comuns, nem toda cama montessoriana precisa ter esse formato. Alguns modelos são de cabana montessoriana (os meninos adoram!) e outros até imitam a cama com dossel.
3. Apesar de ser possivelmente o modelo mais popular, a cama montessariana não precisa necessariamente ser uma casinha
Foto: VivaDecora
O que realmente importa na cama montessoriana é permitir que a criança possa explorar seu próprio quarto, o que estimula a curiosidade e até mesmo o autoconhecimento, principalmente quando aliado com brinquedos, objetos decorativos e um lindo papel de parede. Os formatos diferentes, como a cama de casinha, de cabana montessoriana ou de tenda, são interessantes e lúdicos, características importantes a serem consideradas na decoração montessoriana, como feito na foto abaixo.
4. Cama montessoriana feminina em formato de cabana
Foto: VivaDecora
A escolha por tons suaves e pela simplicidade e minimalismo também é comum à filosofia Montessori e acaba se traduzindo também na cama montessoriana e nos ambientes como um todo. Porém, o uso de decorações infantis, com personagens de desenhos infantis ou estampas de animais, por exemplo, também é bem-vindo.
5. Cama montessoriana em quarto com tema de bichinhos
Foto: VivaDecora
Segurança e cama montessoriana
Uma preocupação comum a todos os pais é com a segurança dos seus filhos. Então, muitos podem acabar questionando a cama montessoriana por considerá-la perigosa de alguma forma, mas existem formas de torná-la mais segura.
6. A cama montessoriana pode ser adaptada de acordo com as suas preocupações
Foto: VivaDecora
Para bebês menores, o recomendado é usar protetores ao redor da cama montessoriana, pois isso irá evitar que eles caiam ou rolem para fora dela enquanto dormem. Mesmo que a distância do chão seja pequena, esse tipo de situação deve ser evitada, claro.
7. Cama montessoriana com protetores laterais. Projeto de Andrea Bento
Foto: VivaDecora
Outra dúvida comum é quanto à friagem do chão. Para evitar que isso afete a saúde da criança, basta usar uma base de madeira ou mesmo aqueles tapetes de EVA.
8. A base de madeira evita que a cama montessoriana fique em contato direto com o chão
Foto: VivaDecora
Por fim, para que o pequeno não saia andando pela casa sem que os pais estejam presentes, é só colocar grades de proteção na porta do quarto, dos outros ambientes e em locais mais perigosos, como escadas.
Use a bicama montessoriana para quartos compartilhados
Você tem dois filhos que precisam compartilhar o quarto? Não se preocupe, a variedade de modelos também inclui a Bicama montessoriana.
Assim como a tradicional, a bicama montessoriana possui uma cama montessoriana "escondida". Basta puxá-la para que seus filhos durmam tranquilamente no quarto independente. Ela também será mais baixa do que as bicamas comuns, para que eles tenham autonomia para andar pelo quarto sempre que quiserem.
9. Neste projeto, a cama de casinha ganhou um segundo andar e virou uma beliche montessoriana
Foto: VivaDecora
Ah, e caso prefira uma beliche montessoriana, também pode apostar no método! Coloque uma escadinha e gradinhas na cama de cima, para evitar acidentes. No entanto, evite que as crianças muito pequenas, entre 1 e 2 anos, durmam em cima. O ideal é que apenas as maiores fiquem lá. É mais seguro para elas!
Quarto montessoriano até que idade?
Para não ter dúvidas sobre quarto montessoriano até que idade: O quarto montessoriano é proveitoso para crianças de até 6 anos, afinal, são nesses primeiros anos de vida que a criança começa aprender a se virar sem os pais. Por isso, se seu filho for maior do que isso, o quarto montessoriano não será nada interessante para eles.
10. A decoração neutra é um traço comum entre os quartos montessorianos
Foto: VivaDecora
Comece usando um berço montessoriano, depois, passe para o colchão no chão, até chegar na fase da cama montessoriana de casinha ou cabana. As crianças entre 3-5 anos amam demais!
Móveis para quarto montessoriano: Quais escolher?
Um quarto montessoriano é bem simples de decorar! Porém, é preciso ter móveis para quarto montessoriano adequados, em tamanhos menores, para que as crianças alcancem tudo que precisarem!
O elemento principal, como falamos aqui, é a cama montessoriana. Depois de escolher a mais interessante para seu filho, defina seus móveis para quarto montessoriano. Não deixe de fora a estante para brinquedos, a mesinha para desenhos, cômoda para roupas, e um tapete macio para a criança não pegar friagem enquanto brinca.
Anotou tudo? Então veja nosso vídeo de como escolher a cama montessoriana perfeita!
Empresa cria game que ajuda crianças a desenvolver fala: