Cantoneira: O Que É, Para Que Serve +71 Modelos Incríveis
Quando o assunto é reforma e decoração, o acabamento é um dos pontos mais importantes na tarefa de fazer com que a casa fique perfeita nos mínimos detalhes. No entanto, nem sempre isso é uma realidade, já que é comum esquecermos alguns detalhes que acabam passando despercebido aos nossos olhos, como por exemplo o que fazer com as quinas de escadas e paredes. Pensando nisso, o mercado da decoração elaborou um item que vem se mostrando cada vez mais necessário: a cantoneira.
Responsável por dar aquele acabamento dos sonhos em diferentes casas, a cantoneira é um item muito interessante para quem busca uma decoração mais caprichosa e que dê conta dos mínimos detalhes. É por isso que no mercado é possível encontrar diferentes tipos de cantoneira, feitas a partir de uma série de materiais e para usos específicos, o que torna o trabalho de adequar os acabamentos muito mais simples.
Da famosa cantoneira de alumínio à recente cantoneira de madeira, a peça é realmente repleta de vantagens. E se você está em busca da que melhor combine com a decoração que você já possui ou pretende ter em casa, continue lendo e confira informações valiosas sobre o item, além de uma galeria imperdível com +43 modelos de acabamento que foram felizes em usar a cantoneira.
Cantoneira de alumínio
Modelo mais conhecido do mercado, a cantoneira de alumínio é muito utilizada em paredes e escadas, além de possuir um uso mais específico, que é o de servir como suporte para prateleiras e até mesmo arranjos de plantas que costumam ficar penduradas, como samambaias e avencas-gigantes. Por ser bem simples quanto ao design, a cantoneira de alumínio combina com diferentes tipos de decoração, mas se encaixam perfeitamente em projetos modernos, minimalistas e contemporâneos.
Um bom uso da cantoneira de alumínio está em escadas de madeira, pois a mistura de materiais dá ao ambiente um tom mais divertido, o que também pode ser ressaltado pelo contraste de cores que pode existir se os materiais estiverem ligados em suas formas mais cruas. A cantoneira de alumínio é também um item muito barato e fácil de ser encontrado, muitas vezes custando menos de R$ 1o, a depender do uso pretendido.
Cantoneira de ferro
A cantoneira de ferro possui um design mais cru, fazendo com que vá muito bem em decorações rústicas e industriais. Seu uso é muito comum como um reforço de móveis, já que possui uma resistência muito superior à de alumínio, por exemplo, mas também é possível encontrar a cantoneira de ferro que sirva como molde de acabamento para escadas e paredes. No entanto, por custar mais que outros modelos, essa peça é indicada apenas se sua resistência for realmente necessária.
Justamente por conta dessa resistência toda, a cantoneira de ferro é muito utilizada na industria e possui aplicações muito vantajosas para quem quer evitar que móveis e outras peças que possam precisar desse item acabem cedendo com o tempo. É possível usar esse tipo de cantoneira, por exemplo, como um suporte para móveis de modo que fique aparente seu contorno e estrutura, pois assim você terá uma mobília que vai muito bem com decorações industriais.
Cantoneira de madeira
Muito presente em decorações clássicas e modernas, a cantoneira de madeira é uma peça excelente para quem busca um design bonito, e até mesmo luxuoso, sem perder funcionalidade. É muito comum vermos esse tipo de cantoneira sendo utilizada como suporte para plantas e itens mais naturais, já que o material utilizado diz muito a respeito a esse tipo adereço decorativo. Também é muito fácil encontrar cantoneira de madeira com uso em acabamentos de portas feitas no mesmo material, permitindo uma maior unicidade visual para o ambiente.
Para quinas de paredes e escadas, a cantoneira de madeira é também um dos modelos mais utilizados, já que traz mais segurança e também um design que vai muito bem com paredes decoradas com quadrados e outros adereços. Além disso, para quem possui pisos laminados, essa é a cantoneira ideal, já que utiliza um material capaz de deixar o acabamento uniforme e equilibrado numa visão mais macro.
Cantoneira de PVC
Muito popular por conta do custo-benefício, a cantoneira de PVC também chama a atenção por ser muito fácil encontrá-la em diferentes cores, o que a torna ótima para muitos estilos de decoração e cômodos que costumam trabalhar com muitas tonalidades. Um outra vantagem da cantoneira de PVC é o fato de possuir uma lavagem muito simples, impedindo, assim, que você gaste dinheiro comprando e instalando novas cantoneiras quando apenas uma boa limpeza pode resolver o problema.
A cantoneira de PVC é perfeita para quinas de escadas, já que seu material permite ranhuras que podem ocupar uma função antiderrapante, o que invalida o uso de tapetes para escadas e impede que acidentes sérios aconteçam, algo também muito válido para rampas e saídas de cômodos. Quartos infantis são ambientes que muitas vezes necessitam desse tipo de cantoneira, já que, além da segurança, as cores permitem que a decoração seja mais harmoniosa e combine com o propósito do cômodo.
Cantoneira de aço
Também muito resistente, a cantoneira de aço é muito utilizada em mãos francesas para luminárias coloniais e pequenas prateleiras, o que dá ao ambiente um estilo muito clássico e interessante para quem busca por uma decoração luxuosa. Além disso, esse é o tipo de cantoneira mais utilizada em móveis, sejam eles grandes ou pequenos, justamente por ser um item barato, resistente e, a depender do modelo, muito discreto.
A cantoneira de aço é também muito utilizada nas grandes indústrias, o que a torna muito interessante para decorações que sigam o estilo industrial e rústico. Isso faz com que esse tipo de cantoneira também seja ótima para quem quer fazer um investimento a longo prazo, pois sua durabilidade é um dos principais atrativos e impede que muito dinheiro seja gasto com eventuais trocas. Portanto, se você busca por resistência, a cantoneira de aço é a melhor escolha.
Cantoneira para banheiro
Pensando em cômodos específicos, a cantoneira para banheiro é sem dúvidas o modelo mais comum, já que é uma preocupação de muitas pessoas o local onde os itens de higiene pessoal ficarão. Justamente por isso, é fácil encontrar uma série de modelos de cantoneira para banheiro, os quais existem para combinar com diferentes tipos de decoração e agradar os mais variados paladares.
No entanto, acaba sendo muito mais comum encontrarmos cantoneira para banheiro feita em PVC, pois a versatilidade do material é o que permite uma grande variedade de estilos e cores. Mesmo assim, não é difícil encontrar cantoneiras para banheiro feitas com alumínio, o que é ótimo para quem busca um banheiro simples, mas demanda cuidados específicos sobretudo no que diz respeito ao risco de oxidação do material quando em contato com a umidade do cômodo.
Cantoneira para cozinha
No que diz respeito à cantoneira para cozinha, a madeira é o material mais utilizado, ainda que em diferentes formas, tamanhos e cores. Seu uso é muito bom para quem não quer ou não pode investir em um armário de canto, mas necessita de um item que ocupe esse espaço que costuma ser esquecido por conta do formato. É por isso que a cantoneira para cozinha é tão utilizada como suporte para temperos e outros itens de cozinha que não costumam ficar em armários fechados.
Além disso, a cantoneira para cozinha é muito útil para quem deseja combinar móveis e itens de decoração, já que é comum encontrarmos armários que estão associados a moldes de cantoneira. Essa combinação não apenas otimiza o espaço do cômodo como também dá aos móveis um aspecto de mobília planejada, o que certamente remete ao luxo que muitos buscam para a sua cozinha moderna.
Cantoneira para parede
Usar a cantoneira para quina de parede é um dos passos mais importantes para quem busca um bom acabamento na decoração. Sua aplicação não apenas evita que crianças e idosos acabem se ferindo em eventuais quedas e esbarrões, como também dá ao ambiente um aspecto mais uniforme, caprichado e até mesmo luxuoso, já que um bom cômodo é aquele que foi decorado pensando também nos mínimos detalhes.
Para tal, opte sempre por cantoneira para parede que seja de um material que combine com a decoração. Se for um estilo mais moderno, a cantoneira para parede de madeira pode ser a melhor pedida, o que também vale para decorações clássicas e cantoneiras de aço carbono. Assim como diversos outros aspectos da decoração, o acabamento deve ser feito pensando-se no estilo e no propósito que você quer dar aos ambientes.
Cantoneira branca
Ainda que não seja um modelo propriamente dito, a cantoneira para quina de parede branca pede que suas informações sejam bem explicadas para que não haja problemas no momento do uso. Por ter uma cor muito clara e que, com exceção da feita de PVC, dificilmente é natural do material utilizado, a cantoneira branca precisa ser comprada pensando nos cuidados que devem ser tomados, já que, caso contrário, você terá um acabamento que pode estragar toda a decoração.
Dito isso, sempre mantenha as cantoneiras brancas muito limpas e livres de poeira, pois as paredes ou prateleiras podem acabar machadas e, pior ainda, com a estrutura prejudica por conta do acúmulo de ácaros, que ganham mais resistência com a química da tinta utilizada. O mesmo vale para cantoneiras de outras cores, mas a branca é mais perigosa justamente por “esconder” sujeiras menores e que podem ser muito prejudiciais.