Surgem cada dia mais novas formas de morar e uma das mais desejadas atualmente é a casa container. Se comparada com a construção tradicional, de alvenaria, ela é mais barata, mais rápida e, claro, mais sustentável. Esses são três pontos que pesam muito a favor da popularidade das casas feitas de container.
E, se você acha que a casa container tem, necessariamente, que ter um formato pré-determinado, saiba que ela é mais versátil do que parece. É possível usar apenas um container ou mais de um, unindo-os lado a lado ou empilhando-os. Além disso, você pode também misturar com construção comum ou mesmo usar outros materiais, como a madeira e o vidro, para deixar a aparência ainda mais personalizada.
Até aqui está gostando do que está lendo? Então prepare-se para descobrir tudo o que precisa sobre a casa container e inspire-se nas imagens que selecionamos para inspirar o seu projeto!
Tipos de casa container
A casa em container é feita com uma estrutura metálica, de aço, rígida e resistente. Essa estrutura é, claro, o container, que originalmente é usado para transportar carga.
Os projetos de casas container podem ser feitas com os diversos tipos de containers existentes, mas os mais indicados são o standard ou o high cube. Os primeiros são os mais comuns, usados para cargas gerais, e os outros são mais altos.
Existem também os containers dry, que são mais básicos, e os refeer, que são refrigerados e contam com um motor próprio que os mantêm em temperaturas entre -25º C e 25º C.
Se você optar por fazer sua casa container com containers usados, verifique o estado deles e o que já transportaram. Caso já tenham transportado material tóxico, o ideal é não usá-los. Porém, se eles estiverem com ferrugem, é fácil solucionar, basta lixar e passar uma tinta ou impermeabilizante.
Atenção ao seu projeto de casa container
Existem, basicamente, dois comprimentos de container, 6 ou 12 metros, e ambos têm aproximadamente 2,5 metros de largura. Por isso, para fazer projetos de casas container, é necessário que o lote tenha no mínimo essa medida somada às distâncias estabelecidas legalmente entre vizinhos, para calçadas e outras.
Para fazer a sua casa de container, você vai precisar contratar um profissional ou uma empresa especialista para fazer o projeto, pois você precisará de um para aprovar na prefeitura. E, como é uma edificação como uma construção normal, ela também deverá ser registrada normalmente.
Além disso, outro ponto ao qual você deve dar muita atenção quando for fazer sua casa em container é a facilidade de acesso ao terreno. Isso porque os containers são transportados por caminhões e descarregados por guindaste. A fiação de energia elétrica e telefonia também pode atrapalhar e pode ser necessário solicitar o desligamento temporário da rede e a retirada dos fios para fazer a instalação.
Entretanto, o terreno em declive não é problema para casas feitas de container. É claro que serão necessários mais cálculos para garantir a segurança e talvez a construção de estruturas para dar equilíbrio.
Adapte a sua casa container
Por ser feito de aço, a casa container é muito suscetível ao calor e ao frio, por isso é indispensável investir em revestimento térmico, como lã de pet, lã de vidro ou lã de rocha. Para deixar ainda mais aconchegante, o projeto deve também levar em conta a posição solar e contar com planejamento de aberturas para a circulação de ar.
O ar moderno, diferente, ousado e jovem da casa de container foi o que a tornou objeto de desejo de muita gente. Porém, no interior dá para fazer o que os moradores quiserem, mantendo a estrutura original e deixando um estilo industrial ou adaptando para parecer com uma casa "normal".