Todo quarto bem decorado necessita de uma cortina para complementar um visual bonito e elegante. A cortinas para quarto devem ser produzidas com tecidos de boa qualidade, pois o produto precisa ser durável e solucionar os problemas de luminosidade.
As cortinas para quarto transformam o ambiente em um local aconchegante e também evitam que os raios solares invadam o dormitório. Se você procura modelos de cortinas para quarto, separamos algumas ideias incríveis. Confira e inspire-se!
As cortinas para quarto podem ser confeccionadas com materiais de tecidos grossos que impedem a passagem da luz. Os tecidos leves e finos filtram a luz do sol, mas não bloqueiam a luminosidade.
O tipo de cortina mais adequado para o seu quarto depende da decoração e da posição da janela em relação à direção da insolação. O tecido ideal, as cores e as padronagens dependem do estilo dos móveis do seu cômodo.
Na imagem acima, as cortinas para quarto podem ser feitos com tecidos de veludo, crepe e sarja. Se você deseja um ambiente com pouca luz externa, opte por cortinas tipo Black-out, pois esse material bloqueia totalmente a luminosidade.
As cortinas para quarto Black-out são feitas de um material cuja finalidade é a retenção da luz. Esse tipo de cortina é feita em duas camadas de tecido. Você pode utilizar a cortina Black-out por trás de outra cortina.
Outra solução para você que deseja deixar o seu quarto mais escuro é a instalação de persianas. É possível encontrar diferentes modelos de persianas no mercado em diversas cores e materiais.
Mas você adora luz e quer dar um toque de leveza ao seu quarto… tudo bem! Use tecidos leves e faça sua cortina translúcida, tendo principalmente a finalidade de bloqueio visual sutil.
As cortinas para quarto leves devem harmonizar com a decoração do ambiente. Os tecidos de cortina mais utilizados na decoração para quarto são o voil, a seda, a renda e até mesmo o linho.
Um ponto importante para ser levado em consideração nas cortinas para quarto é o acabamento de pregas e barras. Há vários tipos de pregas como a americana, a franzida, painéis, entre outros.
O estilo e o modelo da cortina deve obrigatoriamente combinar com a decoração do ambiente, por isso antes de sua produção, observe as formas de todo o mobiliário para não entrar em choque com a sua cortina.
A instalação pode ser por meio de varões, também de materiais e estilos variados (madeira, alumínio cromado ou colorido, etc), e que ficam expostos, portanto os acessórios precisam estar todos em consonância (ponteiras, argolas, ganchos, e também os prendedores das cortinas, usados quando abertas).
Mas se você tiver a oportunidade durante a instalação das sancas ou rebaixo no teto de gesso, opte por deixar um vão da cortina pronto para depois embuti-la.
As cortinas para quarto embutidas no teto são uma ótima alternativa de decoração para deixar o ambiente com uma atmosfera aconchegante e requintada.
As cortinas para quarto tem um efeito visual de conforto e proporcionam um complemento decorativo importante, independente do estilo dos móveis de seu dormitório.
Existem no mercado diversas lojas que comercializam cortinas prontas de vários tamanhos, tecidos, cores e estampas. Você também encontra cortinas para quarto em diversos modelos para instalação em trilhos, varões ou embutidas.
Veja o vídeo abaixo com dicas de cortinas para quarto
Confira + 56 modelos de cortinas para quarto
Marina Arruda é colaboradora da Revista Viva Decora, designer de interiores e designer gráfica, com formação em personal organizer. Mestrado em Comunicação e Semiótica, tendo realizado pesquisa que aborda as relações entre sujeito-objeto e corpo-mente-ambiente, relacionando áreas como design e cognição.