O crochê tunisiano apresenta uma beleza inconfundível. Por meio da sua trama fechada, grossa e firme é possível criar uma verdadeira obra de arte. Tapete, almofada, cachecol, toalha de mesa de crochê, gola de pescoço, touca, luva, blusa e meias são algumas das peças que podem ser criadas a partir dessa técnica.
Para aqueles que já tem algum conhecimento sobre as técnicas de crochê ou tricô, o crochê tunisiano pode ser feito sem grandes dificuldades. Agora, para aqueles que não tem nenhum conhecimento sobre essa técnica, algumas dicas são necessárias para colocá-lo em prática. Confira agora diversas informações e inúmeras ideias lindas que podem ser feitas com crochê tunisiano.
Mas, afinal, o que é crochê tunisiano?
O crochê tunisiano, também conhecido como crochê afegão, teve origem na Tunísia e se trata de uma técnica linda de crochê que aborda pontos mais complexos e robustos quando comparado ao trabalho de um crochê comum. Sua trama é mais fechada, firme e grossa, tornando-se indeformável mesmo após sofrer inúmeras lavagens.
Vale destacar que essa técnica pode ser feita de diferentes formas e dentre os diferentes tipos de pontos de crochê tunisiano existentes no mercado os mais utilizados são:
Tipos de pontos de crochê tunisiano
Ponto palito
Ponto alto duplo
Ponto favo
Ponto esteira
Ponto fantasia
Agulha de crochê tunisiano
No crochê tunisiano a pessoa utiliza uma agulha maior e mais grossa composta por um gancho em uma das suas extremidades. Isso acontece, pois nessa técnica as carreiras são formadas por duas partes, sendo elas: linha de ida e linha de volta, ou seja, é necessário fazer voltas com toda a carreira na agulha afegã.
Apesar da agulha de crochê tunisiano ser diferente da tradicional, vale comentar que para aqueles já estão familiarizados com o tricô e crochê comum, não terão grandes dificuldades no momento de colocar em prática a técnica de crochê tunisiano.
Trabalhos com círculos, por exemplo, podem exigir ainda o uso de uma agulha afegã ainda mais específica. Nesse caso, para a confecção de peças com pontos circulares é necessário usar duas agulhas com um cordão de ligação, responsável por separar os pontos caso a carreira seja muito extensa.
Crochê tunisiano almofada
Quer transformar completamente a decoração de um cômodo? Então, invista em uma crochê tunisiano almofada. As opções são infinitas e você pode confeccionar com o tipo de ponto que preferir.
Use e abuse das cores e formatos para decorar seu ambiente. A almofada de crochê tunisiano colorida, por exemplo, traz alegria e descontração para a decoração do ambiente.
Tapete de crochê tunisiano
O crochê tunisiano por apresentar uma trama mais fechada as peças se tornam menos elásticas do que aquelas criadas no crochê comum. Por esse motivo, os produtos confeccionados devem ser feitos com tamanho exato. O tapete de crochê tunisiano, por exemplo, é uma peça irreverente e pode ser utilizada em qualquer cômodo da casa. No projeto decorativo abaixo, as cores do tapete de crochê tunisiano se harmonizam facilmente com a decoração da sala de estar.
No mercado é possível encontrar diferentes modelos de tapete de crochê tunisiano com cores, tamanhos e formatos distintos. A variedade de pontos de crochê tunisiano determinam o design e a beleza de cada peça.
Crie peças de vestuário usando o crochê tunisiano
No mercado é possível encontrar inúmeras lojas renomadas que vendem apenas peças de crochê feitas artesanalmente e em se tratando do crochê tunisiano esse cenário não é diferente. Blusas, cachecóis, golas de pescoço, meias, luvas, sapatos e toucas são algumas das peças que podem ser encontradas nesses departamentos.
Blusa de crochê tunisiano
A blusa de crochê tunisiano é puro charme e sofisticação. Suas tramas fechadas são firmes e indeformáveis, mesmo após sofrer inúmeras lavagens.
Cachecol de crochê tunisiano
O cachecol tunisiano é mais mais facilmente encontrado no mercado. Disponível em diferentes tamanhos e cores, o cachecol é considerado um dos acessórios de inverno mais requisitados para a estação.
Touca de crochê tunisiano
A touca de crochê tunisiano pode ser encontrada em diferentes cores e tamanhos. Muitos modelos inclusive recebem um pompom no topo como acabamento final.
Meias de crochê tunisiano
As meias de crochê tunisiano além de aquecer nossos pés complementam o look de forma alegre e descontraída, principalmente em se tratando dos modelos coloridos e com tramas distintas.
Como fazer crochê tunisiano
Para aqueles que desejam colocar em prática suas habilidades manuais, confira agora o mini tutorial sobre como fazer crochê tunisiano.
Como fazer crochê tunisiano de ponto simples: passo a passo
Faça uma corrente de pontos comuns com nó ajustável. Essa primeira corrente pode ser feita com uma agulha de crochê comum;
Agora, pegue a agulha de crochê tunisiano e passe a linha por dentro de cada corrente feita na etapa anterior. Nessa etapa, é importante que você segure o ponto na agulha;
Coloque a agulha tunisiana dentro da segunda corrente e depois puxe a laçada para trás passando a linha pela frente da peça;
Repita o terceiro passo com cada corrente até chegar ao final;
Para fazer a carreira de volta, passe a linha na ponta da agulha tunisiana;
Por fim, repita essa etapa indo de trás para frente, até o início do trabalho e ter apenas uma laçada na agulha. Esse processo completa sua primeira carreira de volta e também a carreira de início da peça.