Nada como um jardim de inverno nas salas, aproveitando vãos abaixo das escadas ou de outra forma, para manter o ambiente aconchegante e mais próximo da natureza. O jardim inverno pode estar em qualquer ambiente da sua residência, entretanto o mais comum é deixá-lo próximo à sala. Na sala decorada, o jardim de inverno pode ser mais admirado pelas visitas e é mais fácil para manutenção. É um tipo de jardim perfeito para quem não tem quintal.
Ter plantas e flores dentro de casa é relaxante, aconchegante e não dá tanto trabalho. Você pode optar por um jardim vertical ou cultivar pequenas arvores nesse tipo de jardim e deixar sua casa com uma umidade mais agradável.
E para te ajudar a montar um jardim de inverno na sala maravilhoso, confira 5 dicas incríveis de como fazer um jardim de inverno pequeno e barato. Veja!
Aproveite a iluminação natural
Prefira um jardim de inverno sem teto ou com um teto de vidro, para que suas plantas recebam iluminação natural e você consiga mantê-la mais saudável naturalmente. Uma opção bem interessante é o uso de claraboias, pois é uma forma bem elegante de manter seu jardim na sala com lareira e móveis chiques.
Portas e divisórias de vidro
Caso for separar o jardim de inverno do restante do ambiente, use portas e divisórias de vidro. Dessa forma sua sala com lareira de canto ficará mais iluminada e deixará seus jardins ainda mais bonito e em destaque no ambiente
Arandelas e iluminação de led
Você pode utilizar arandelas para iluminar as paredes e uma iluminação em led para o chão. Utilizando esses elementos, você deixará seu jardim de inverno mais elegante e com um visual moderno.
Decore seu jardim com móveis rústicos
Você pode colocar móveis no seu jardim de inverno, se couber. É importante que o espaço seja suficiente para abrigar seus móveis, como mesinhas, almofadas, cadeiras, poltrona e o que você preferir. Tente equilibrar o estilo do ambiente e adquira móveis que podem receber a luz solar constante.
Escolha as melhores plantas
De preferência a escolha precisa ser pelas espécies que melhor se adaptam aos ambientes internos, como a babosa de pau, palmeira areca, lírios da paz, pau d`água, palmeira chamaedórea, singônio, jiboia, filo dentro cascata, begônia, zamioculca, pleomele, mini cactos, suculentas, entre outras espécies. E deve-se lembrar que para cada tipo de planta, é necessário uma manutenção diferenciada, como atentar-se à quantidade de água ao regar, adubar de acordo com as necessidades de cada planta, retirar folhas mortas e aplicar fungicidas regularmente.
Confira mais alguns exemplos de Jardim de Inverno na sala