Jardim Residencial: Conheça os Modelos e Saiba Como Fazer o Seu
O jardim residencial é responsável por valorizar a área externa da casa e até mesmo por trazer mais sensação de bem estar para os moradores. O jardim residencial pode ser bem colorido cheio de flores, ou mesmo um mais simples com apenas folhagens, porém, para ter um jardim residencial bonito é preciso ficar sempre atento a manutenção, e pensando nisso, nós da equipe Viva Decora juntamente com a Toca Obra fizemos esse post com várias dicas para se ter um lindo jardim residencial. Confira!
Tipos de jardim residencial
A primeira coisa que a gente precisa entender é que existem tipos diferentes de jardim residencial e que cada um exige um tipo de cuidado. Por isso, vamos começar esse texto falando mais sobre os tipos de jardim residencial para que você consiga escolher o mais adequado para a sua casa.
Jardim residencial pequeno
Para quem tem pouco espaço no quintal ou na frente da casa a melhor opção é investir em um jardim residencial pequeno. Também é possível fazer um jardim residencial pequeno na lateral da casa, caso tenha espaço, e por menor que seja, esse tipo de jardim residencial pode valorizar o imóvel e colocar um toque charmoso na residência.
Jardim residencial rústico
Além das flores e plantas, uma das principais características do jardim residencial rústico fica por conta de móveis e objetos decorativos feitos em madeira, fibras naturais e até mesmo detalhes em pedra.
Jardim residencial simples
No jardim residencial simples se destaca muito as plantas e flores que são usadas para montar esse jardim, sendo que o jardim residencial simples costuma ter muito pouco ou nenhum móvel ou objeto decorativo.
Jardim residencial moderno
A principal característica do jardim residencial moderno se dá por conta da utilização ao máximo do espaço criando um jardim onde as pessoas também podem desfrutar dele para relaxar ou mesmo para fazer um piquenique em família. Por isso, é comum que o jardim residencial moderno tenha móveis confortáveis e também áreas gramadas.
Jardim residencial japonês
Para quem busca um ambiente relaxante dentro de casa a melhor pedida é investir em um jardim residencial japonês que pode ser decorado com fontes de água e plantas como pinheiros, azaleias entre outras.
Jardim residencial com flores
Para quem não dispensa o toque alegre e colorido que apenas uma flor pode dar, o jardim residencial com flores não pode ficar de fora. Nesse caso é importante fazer uma boa pesquisa para saber qual tipo de flor melhor se adapta ao espaço onde ela será plantada.
Como decorar o jardim residencial
Não importa qual tipo de jardim residencial você escolheu, saber decorá-lo é importante para que ele fique ainda mais bonito e que traga ainda mais sensação de bem estar. Por isso, separamos algumas dicas de como decorar um jardim residencial para que o seu fique ainda mais especial.
Projeto de iluminação
Um bom projeto de iluminação com certeza vai valorizar o seu jardim residencial. Para isso você pode investir em um varal de lâmpada, lanternas chinesas, postes de luz entre outras opções.
Invista em vasos
Para escolher os vasos para o seu jardim residencial primeiramente você precisa saber qual a espécie será plantada nele, pois algumas exigem vasos maiores e outras pedem vasos menores. Além disso, você pode escolher modelos de vasos que se destaca na decoração do seu jardim, como vasos coloridos ou com estampas.
Jardim residencial com pedras
Apesar de serem mais comum nos jardins residenciais rústicos, as pedras podem colocar um toque especial na decoração de todos os tipos de jardim, pois você pode utilizá-las para fazer o acabamento em um canteiro, um caminho e até mesmo totens em casos de jardim residencial maior.
Móveis e objetos decorativos
Para aproveitar ao máximo o seu jardim residencial é muito importante investir em móveis como poltronas, pequenas mesas, espreguiçadeiras, balanços e bancos, principalmente quando falamos sobre jardim residencial integrado à área gourmet da casa, mas além dos móveis, objetos decorativos como esculturas feitas em madeira, bambu ou fibras naturais também garantem mais personalidade para a decoração do jardim residencial.
Pontos de água
Pontos de água podem ser colocados no jardim residencial através de um pequeno lago ou fontes de água, e eles garantem mais movimento para o jardim residencial, além de maior sensação de relaxamento.
Como fazer um jardim residencial
Você está pensando em fazer um jardim residencial, mas não sabe nem por onde começar? Pois nós separamos algumas dicas de como fazer um jardim residencial que com certeza vão te ajudar.
Planejamento
Antes de você começar a montar seu jardim residencial é muito importante fazer um planejamento. Para isso, tenha em mente quais são suas expectativas para esse jardim, se ele será apenas uma parte decorativa da área externa da casa ou se você quer usá-lo para relaxar, integrado à sua área gourmet ou mesmo como um espaço recreativo.
Então é preciso ter em mãos todas as medidas do ambiente para que assim você consiga delimitar espaço, tipos de móveis e objetos decorativos que vão estar presente no seu jardim residencial entre outros detalhes.
Tipos de flores e plantas
Para escolher os tipos de flores e plantas que vão ser plantadas no seu jardim residencial é preciso primeiro saber se onde o jardim vai ficar receberá muita chuva, se tem sol na maior parte do dia, ou ele é totalmente sombreado, além disso, também já tenha em mente que estilo de paisagismo você deseja para o jardim residencial, mais rústico, simples, moderno, com flores, e se possível converse com um profissional que poderá te dar mais dicas de quais os tipos de flores e plantas são melhores para o seu tipo de jardim residencial.
O manacá da serra, por exemplo, é uma planta muito utilizada em projetos paisagísticos, pois suas raízes não são agressivas a ponto de prejudicar o cultivo de outras espécies no ambiente.
Caso você queira incluir uma treliça de madeira, por exemplo, deve estar atento quanto aos tipos de plantas que se adaptam a essa estrutura.
Tipos de grama
Não importa qual tipo de jardim residencial você escolheu, com certeza ele vai ter grama. Porém, é possível encontrar vários tipos de grama que podem ser usadas no seu jardim residencial. Para isso, é legal pesquisar quais são as características de cada uma e escolher a que melhor se encaixa no seu tipo de jardim.
Manutenção
Depois que seu jardim residencial estiver totalmente montado é preciso fazer a manutenção para que ele fique sempre bonito com plantas verdes e flores coloridas. Uma dica é escolher espécies de plantas e flores de acordo com a sua rotina, por isso, se você tem pouco tempo para cuidar de seu jardim, opte por plantas que demandam menos cuidados.
Também lembre-se que a poda, adubação e rega precisam ser feitas conforme cada espécie, e para te ajudar, você pode fazer um calendário e até mesmo colocar lembretes na sua agenda para evitar esquecer os cuidados com seu jardim.
Veja nossa galeria com mais modelos de jardim residencial