O uso de móveis usados na decoração é algo super comum! A opção por esses móveis pode ser pelo preço mais acessível, pelo gosto por móveis antigos ou mesmo por ter herdado móveis como cristaleira ou uma cômoda que já estão na família há gerações. Em todas essas situações, uma coisa é certa: o décor com móveis usados fica cheio de personalidade e estilo.
Aqui, vamos falar sobre as vantagens dos móveis antigos usados e também daremos algumas ideias para quem tem dúvidas sobre como reformar móveis. Além disso, selecionamos também lindas imagens de decorações que usam móveis usados para inspirar o seu projeto!
Reutilizar móveis usados pode ser exatamente o que você precisa para sair do óbvio. Esses móveis se destacam naturalmente pois são claramente diferentes de itens que estão atualmente na moda e à venda nas lojas de decoração.
Aliás, mesmo que você opte por móveis rústicos usados como uma mesa de jantar, por exemplo, ainda assim pode ter ambientes modernos, pois eles podem ser apenas peças diferentes para deixar seu décor mais despojado.
Uma boa dica caso você tenha receio de usar móveis usados nos seus cômodos modernos é procurar opções que harmonizem com o restante da decoração, o que pode ser conquistado considerando, por exemplo, a cor ou o material dos móveis antigos. Você também pode usar móveis sob medida.
Além do estilo, outro ponto muito positivo dos móveis usados é o preço. O custo de comprar móveis antigos usados e até mesmo de reformá-los costuma ser bem menor do que o de comprar um novo. E, caso se trate de um móvel de família, o custo fica ainda menor, pois você gastará apenas com a reforma caso considere necessário.
5 maneiras de fazer restauração de móveis antigos
A restauração de móveis antigos pode ser feita, basicamente, de duas formas: mantendo o aspecto original da peça ou transformando-a. Na primeira, os móveis usados passam por processos que servem para valorizar seu visual natural e características comuns no mobiliário da época na qual foram fabricados.
Já na segunda forma de restauração de móveis antigos, o objetivo, como já dissemos, é mudar a aparência deles. Por isso, as técnicas serão diferentes e muitas vezes serão usadas para "modernizar" os móveis usados.
A seguir, falaremos sobre cinco opções de como reformar móveis para você que quer realmente transformar o seu:
1. Pintura
A pintura é uma das maneiras mais simples e comuns que você pode encontrar de como reformar móveis. Uma ótima ideia e que está super em alta é pintar móveis antigos como racks, cômodas e aparadores de cores vivas e vibrantes. Acredite, o resultado final é super legal!
Para pintar seus móveis rústicos usados, nossa dica é limpá-los e lixá-los antes. Quanto à escolha da tinta, recomendamos a tinta esmalte, a spray ou alguma específica para madeira. Na foto abaixo abaixo, por exemplo, você pode ver que as cadeiras para sala de jantar foram pintadas em um tom de cinza que fez com que elas se harmonizassem perfeitamente
2. Estêncil
Outra forma de como reformar móveis que também envolve tinta é o estêncil. Essa é uma forma super legal de estampar o seu móvel e, para fazê-lo, você precisa apenas de um molde e de tinta.
Você mesmo pode fazer seu molde de estêncil usando um papel ou adesivo e uma tesoura ou estilete. Basta ter em mente o desenho que quer e colocar a "mão na massa" para personalizar seu criado mudo, cômoda ou até mesmo uma sapateira.
3. Pátina
A pátina é outra alternativa para fazer a restauração de móveis antigos também usando tinta. Nesse caso, o visual "shabby chic" (que traduzido para o português seria algo como "chique gasto") é o objetivo final.
Para quem ainda não conhece, a pátina é uma técnica que dá um acabamento com aspecto envelhecido, desgastado aos móveis usados. E, se você gosta de móveis rústicos usados, pode ser a opção ideal de como reformar móveis.
4. Decoupage
Uma maneira simples de fazer a restauração de móveis antigos é a decoupage. Essa técnica consiste basicamente em recortar papéis, tecidos ou adesivos e colá-los no seus móveis antigos usados.
Você pode usar uma mesma estampa para cobrir todo o móvel, pode usar mais de uma formando uma espécie de patchwork ou pode fazer a decoupage em apenas uma parte do móvel.
5. Mudanças em detalhes
Fazer pequenas mudanças nos seus móveis antigos usados já pode ter um grande impacto. Trocar os puxadores ou o estofamento, por exemplo, já pode transformar o seu móvel e deixá-lo ainda mais bonito.
Galeria de imagens de decorações com móveis usados
Confira algumas dicas de como dar uma cara nova ao seu móvel usado
Copie o código abaixo e compartilhe este infográfico no seu site