Palmeira Ráfia: Conheça a Planta e +61 Modelos Lindos
Se tratando de plantas grandes e robustas, são poucas as espécies que conseguem sobreviver em ambientes fechados, o que acaba por frustrar aqueles que tem a vontade de montar um pequeno jardim interno com uma vegetação ampla e vasta. No entanto, uma espécie bonita, barata e perfeita para se desenvolver em apartamentos, casas e ambientes fechados em geral é a Rhapis excelsa, mais conhecida pelo nome de palmeira ráfia.
A palmeira ráfia é uma linda planta originária da China que chama a atenção pelos troncos finos, pelas fibras espessas e pelas folhas verdes grandes e suntuosas. O uso mais comum da palmeira ráfia é como adorno para decoração de interiores, sobretudo para compor cômodos e ambientes com grandes espaços como entrada de chácara, já que essa é uma planta que pode chegar a até 4 metros de altura e possui uma inflorescência ramificada que pode ocupar todo um recinto.
A palmeira ráfia também é uma planta muito versátil, podendo ser plantada de diferentes formas sem que perca sua beleza. É por isso que é comum encontrarmos nas lojas de produtos para jardinagem diversos modelos de vaso para palmeira ráfia, que podem ser desde o cachepot de barro simples a peças mais elaboradas e produzidas a partir dos mais variados materiais.
Se você está convencido das maravilhas dessa linda planta e está curioso para saber como cuidar de palmeira ráfia, continue lendo e aprenda não apenas isso, mas também como fazer mudas e como podar palmeira ráfia de modo que ela permaneça linda e perfeita para você! Confira!
Como cuidar de palmeira ráfia?
Saber como cuidar de palmeira ráfia é um atributo que muitos tem, mas sem saber. Afinal, estamos falando de uma planta que não exige muitos cuidados para permanecer na melhor forma possível, o que significa folhas grandes, verdes e saudáveis. Portanto, se você sabe o básico sobre cuidado de plantas em geral, você também sabe como cuidar de palmeira ráfia e por isso pode tê-la em sua casa sem medo.
A rega da palmeira ráfia, por exemplo, é muito simples, apesar de ser diferente a cada tipo de exposição. De modo geral, você pode cuidar da palmeira ráfia mantendo-a em ambiente interno e com uma rotina de rega quinzenal, pois essa é uma planta muito resistente e que aguenta e prefere longos períodos sem água. No entanto, se for o caso de deixá-la em sol constante, o ideal é que ela seja regada constantemente, mas com pouca água, e no inverno apenas uma vez mês - caso contrário, a palmeira ráfia pode morrer por excesso de rega.
Em relação aos adubos, a palmeira ráfia costuma não necessitar de reposição contínua de nutrientes, sendo necessário apenas uma adubagem por ano, a começar a contagem de dias pela data de plantio. Contudo, por mais que a palmeira ráfia seja uma planta resistente, é necessário ficar atento a sua saúde, observando sempre que possível a aparência das folhas e se seu crescimento está normalizado.
Palmeira ráfia com folhas queimadas e outros sinais negativos
Como toda planta, a palmeira ráfia pode vir a sofrer danos e ter a saúde de suas folhas prejudicadas, o que pode ser evitado se as orientações de cuidados acima descritos forem seguidos à risca. Mesmo assim, problemas podem acontecer e alguns sinais típicos costumam indicar quando há algum risco ao desenvolvimento saudável da planta. Se você notar a palmeira ráfia com folhas queimadas, por exemplo, pode ser excesso de sol ou até mesmo de rega.
Por isso, se você vir a palmeira ráfia com folhas queimadas, o ideal é que a rotina de cuidados seja revista imediatamente, pois ainda que seja uma planta resistente, se continuar apresentando sinais de maus tratos o único final reservado a ela será a morte. Além disso, se for o caso de uma palmeira ráfia com folhas queimadas e ainda por cima com uma cor muito mais escurecida do que costuma apresentar, isso pode ser sinal de falta de cálcio, sendo necessário um adubamento reforçado, com a ajuda de calcárias.
Como podar palmeira ráfia?
Por ser uma planta que possui um crescimento acelerado e muito superior ao de outras espécies que costumam ficar em ambientes internos, saber como podar palmeira ráfia é mais do que necessário para quem quer tê-la em casa. No entanto, antes de sair podando a planta de qualquer modo, é necessário saber se é realmente necessário usar seus conhecimentos sobre como podar uma palmeira ráfia, pois se não for preciso você pode acabar deixando-a muito pequena e fraca demais para permanecer viva.
Se a palmeira ráfia estiver não apenas grande, mas também com as folhas manchadas e visivelmente sem saúde, chegou o momento de podá-la. Para isso utilize ferramentas simples, como por exemplo uma tesoura de jardinagem ou um alicate de corte, certificando-se de que estejam limpas e livres de produtos que possam prejudicar a saúde da palmeira ráfia. Se for o caso, realize os cortes com pelo menos cinco centímetros de distância dos troncos, optando sempre pelas folhas que estiverem menos saudáveis.
Como fazer muda de palmeira ráfia?
Por ser uma planta muito bonita e que chama a atenção quando colocada em uma sala de estar ou área gourmet, é comum que muitos queiram saber como fazer muda de palmeira ráfia para plantá-la em outros lugares. Essa é uma informação que, assim como ocorre com o cultivo, muitos já conhecem, mas sem saber, pois se você sabe fazer muda de outras plantas, certamente sabe como fazer muda de palmeira ráfia.
A palmeira ráfia feminina dará frutos de diferentes tamanhos na base da planta, e esses pequenos descendentes devem ser retirados e plantados em outros vasos, mas com muito cuidado, já que estamos falando de um fruto, ou seja, que demanda mais zelo e empenho no que diz respeito ao seu desenvolvimento. Isso significa que os frutos devem ficar longe do sol e permanecerem sempre em vasos com substratos úmidos que garantirão seu crescimento como uma nova planta.
Seguindo esses passos você certamente saberá como fazer muda de palmeira ráfia.
Qual o melhor vaso para palmeira ráfia?
Agora que você já sabe tudo o que é necessário para ter essa linda planta na sua casa, chegou a hora de escolher um vaso para palmeira ráfia que permita a ela um crescimento saudável. Para escolher o melhor vaso para palmeira ráfia o primeiro passo é deixar de lado os modelos que não suportam muito peso ou um desenvolvimento robusto. Por isso, opte sempre por um vaso largo e que também possa ter o fundo revestido com pedriscos e areia, já que esses são os materiais que permitirão a drenagem da planta.
Além disso, um bom vaso para palmeira ráfia é aquele que não aquece demais a raiz da planta, como costuma acontecer com vasos de coloração escura e que por isso absorvem mais calor que o normal. Por fim, um último elemento fundamental que o vaso escolhido para a palmeira ráfia precisa ter é um sistema de drenagem, por isso nunca compre um modelo que não possua furos no fundo. Caso contrário, o solo ficará encharcado e as raízes apodrecerão.