Sua casa está precisando de uma repaginada? Sabia que só de investir em boas pinturas de casas, os ambientes já ganham outra cara? Tudo fica mais bonito e com cara de novo.
Mas, para que isso aconteça, é preciso escolher as cores com muito cuidado. Afinal, é graças às combinações harmoniosas que podemos fazer com que ambientes pequenos se tornem amplos e que as casas maiores sejam ainda mais chamativas, preenchidas e bem decoradas. É o primeiro passo para tornar os cômodos agradáveis e aconchegantes.
Ao escolher as pinturas de casas, você precisa observar dois fatores: o estilo da decoração e o tamanho do ambiente. Isso vale para todos os cômodos desde a cozinha, até banheiro e escritório, e passando também pela pintura externa de casas. Por isso que hoje vamos falar sobre modelo de pintura de casa, as cores que combinam com cada ambiente e dicas para conquistar pinturas de casas lindas. Inspire-se!
Qual o significado das cores?
Como falamos acima, as cores possuem significados e despertam sentimentos. Por isso, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o que cada cor representa para que você escolha a que mais se identifica. Confira!
Branco: Paz, limpeza, pureza;
Azul: Tranquilidade;
Vermelho: Paixão e energia;
Verde: Saúde e vitalidade;
Rosa: Romantismo, feminilidade e ternura;
Amarelo: Alegria, luz, otimismo;
Roxo: Magia, mistério e espiritualidade;
Laranja: Vitalidade e prosperidade;
Cinza: Neutralidade e estabilidade;
Preto: Respeito e isolamento;
Pintura externa de casas: Qual cor escolher?
Não existe uma cor certa para usar na pintura externa de casas. O ideal é que a cor destaque as melhores partes da sua fachada para deixá-la bonita e chamativa. Para isso, é preciso que você tenha tintas e utilidades para pintura de qualidade.
Além disso, a pintura externa de casas pode ser um pequeno spoiler do estilo de decoração que está presente em todos os cômodas da casa. Por exemplo: caso sua casa seja moderna e cheia de cores, por que não investir numa fachada tão alegre quanto?
No exemplo acima, a pintura de casa no tom de azul vibrante destacou o clima descontraído da casa moderna, principalmente por conta da piscina. É uma casa perfeita para passar o verão se divertindo com os amigos.
Já na foto acima, a escolha dos tons claros foi essencial para que a pintura de casa ganhasse ares sofisticados e super elegantes.
E para quem gosta do estilo industrial, as pinturas de casas modernas em tons escuros ressalta o estilo e faz com que a casa fique ainda mais personalizada, principalmente quando falamos de casa container. Para combinar com o estilo dessa decoração, vale a pena usar elementos minimalistas para portas e janelas também, assim fica tudo bem harmônico.
Como escolher as pinturas de casas por dentro?
Você não precisa escolher apenas uma cor para fazer as pinturas de casas por dentro. Cada ambiente pode ter uma cor que seja melhor e mais adequada para ele, visando sempre a amplitude e o aconchego.
Por exemplo: em lugares pequenos, o ideal é que as cores das paredes sejam mais claras e as cores estejam presentes nos detalhes. Porém, nada te impede de escolher uma parede colorida para dar "vida" ao local. Essas escolhas variam de acordo com o seu estilo.
Em ambientes integrados, o ideal é que os móveis sejam neutros para que a parede que junta os dois lugares seja mais chamativa e colorida, como no exemplo de pinturas de casas por dentro acima. Porém, caso você goste de detalhes mais claros, pode escolher uma cor e investir em diferentes tons ela nos móveis e em determinadas pinturas de casas internas também.
Para garantir a harmonia dos detalhes, use cores nas pinturas de casas por dentro com elementos neutros, assim nenhuma cor fica muito chamativa demais ou desagradável aos olhos.
Dicas de pinturas de casas modernas
Selecionamos dicas de pinturas de casas modernas para quem está reformando e precisa inovar nas cores e ambientes. Confira!
Escolha a tinta adequada para o local
Faça uma pesquisa completa sobre a marca e o tipo de tinta. Algumas são mais adequadas para as pinturas de casas internas. Se você tem crianças, compre marcas que são laváveis e duram mais. Assim você não precisa pintar a casa sempre.
Forre o chão e proteja os rodapés
Existe todo um preparatório para fazer as pinturas de casas internas. A primeira é cuidar para que nada fique com respingos de tintas. Por isso, forre o chão, as portas e janelas e proteja os rodapés para evitar que fique tudo manchado. Todo cuidado é pouco!
Tampe buracos e imperfeições
Se sua parede possui muitos buracos e imperfeições, o ideal é que você tampe eles com massa corrida primeiro, e somente depois de lixar a parede e garantir que tudo esteja lisinho e limpo, começar o modelo de pintura de casa. Você não vai se arrepender!
Use materiais de qualidade
Qualidade é tudo! Desde a lixa, passando pelo rolo, pincéis e tintas, tudo isso influencia para que o resultado do modelo de pintura de casa seja ainda mais bonito.
Confira nossa galeria de pinturas de casas para se inspirar!