Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Viva Magenta é a Cor do Ano de 2023 da Pantone

O Viva Magenta é uma tonalidade rosa com tiques de roxo descrita como "audacioso, destemido e cheio de vigor"

2 dez 2022 - 17h25
Compartilhar
Exibir comentários
-
-
Foto: Reprodução Pantone/Dezeen / Casa.com

Um rosa quente chamado Viva Magenta, que lembra o blush, foi eleito a Cor do Ano de 2023 pela Pantone.

Descrito pela marca como "um vermelho não convencional para um tempo não convencional", o Viva Magenta 18-1750 é uma cor rosa com toques de roxo que pertence à família de cores avermelhadas.

https://www.instagram.com/p/ClpRhabOka3/

"É assertivo, mas não é agressivo - nos referimos a ele como um punho em uma luva de veludo", disse a vice-presidente do Pantone Color Institute Laurie Pressman.

"É um tom vermelho corajoso e destemido que vibra com vigor e vigor", disse Pressman a Dezeen. "Sua exuberância promove otimismo e alegria."

-
-
Foto: Reprodução Pantone/CASA CLAUDIA / Casa.com

O departamento de pesquisa de previsão de tendências da Pantone, o Pantone Color Institute, seleciona a cor a cada ano. Ele disse que a escolha da cor deste ano reflete o espírito "rebelde" da época e o interesse renovado na experimentação e criatividade após a pandemia de coronavírus.

"Audacioso, espirituoso e inclusivo para todos, Pantone 18-1750 Viva Magenta dá as boas-vindas a todos e a todos com o mesmo espírito rebelde", disse a marca.

-
-
Foto: Reprodução Pantone/Dezeen / Casa.com

"Poderoso e fortalecedor, é um vermelho animado que encoraja a experimentação e a auto-expressão sem restrições; um tom eletrizante e sem limites que está manifestamente 'lá fora' e é uma declaração de destaque."

De acordo com a pesquisa do Pantone Color Institute, os rosas magenta já são populares entre a comunidade de moda e beleza. Ele espera que o mundo da decoração e interiores siga o exemplo.

"É uma ótima cor para refletir a luz, o que lhe dá uma sensação de fantasia e glamour", disse Jane Boddy, analista de tendências e membro do Pantone Color Institute. "É tão lisonjeiro em todos os tons de pele e todos os gêneros."

-
-
Foto: Reprodução Pantone/Dezeen / Casa.com

"Tradicionalmente, você imaginaria que essa é uma cor para os lábios ou as bochechas, enquanto agora a vemos como uma cor sólida para os olhos em um traço de pintura", acrescentou Boddy.

Embora Viva Magenta faça parte da família de cores vermelhas, Pressman argumentou que a cor não é tão esperada ou "agressiva" quanto os vermelhos tradicionais, graças ao seu tom rosado. O vermelho tradicionalmente tem conotações com raiva e perigo.

"Quando você pensa em vermelho, não é nesse tom que está pensando", disse ela. "Você está pensando em um vermelho mais verdadeiro, um vermelho clássico ou um vermelho alaranjado, não exatamente esses tons de vermelho rosado."

-
-
Foto: Reprodução Pantone/Dezeen / Casa.com

Segundo Boddy, apesar do rosa brilhante ser relevante para a sociedade de hoje, a cor ainda está enraizada na natureza, onde pode ser encontrada em flores e insetos tropicais.

"Uma das maiores inspirações por trás disso também foi o mundo natural - você pode imaginar esse tipo de cor no mundo natural e tem uma sensação ligeiramente exótica", disse Boddy.

Esta não é a primeira vez que a Pantone escolhe o rosa como a cor do ano. Para 2016, a empresa de cores escolheu um rosa pastel nitidamente mais claro com tons de rosa chamado Rose Quartz ao lado de Serenity, um tom azul claro calmante. Ano passado, a escolha era o Very Peri, um tom lilás.

*Via Dezeen

Casa.com
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade