PUBLICIDADE

Cicatrizes: saiba como melhorar a aparência da pele

Médico dermatologista aponta os principais cuidados e tratamentos para melhorar a aparência de cicatrizes na pele

27 jun 2024 - 11h36
(atualizado às 15h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma queixa bastante frequente nos consultórios dermatológicos são pessoas querendo melhorar o aspecto de suas cicatrizes. Essas marcas geralmente são resultado de um trauma sofrido pela pele, seja por lesões ou cirurgias, ou, ainda, como sequela de um processo inflamatório. O exemplo mais comum são as cicatrizes deixadas por crises de acne severas ou mal tratadas e úlceras varicosas.

Manter a pele hidratada ajuda a minimizar cicatrizes
Manter a pele hidratada ajuda a minimizar cicatrizes
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Segundo o Dr. José Roberto Fraga Filho, médico dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e diretor clínico do Instituto Fraga de Dermatologia, atualmente temos um arsenal enorme de produtos e procedimentos que visam deixar as cicatrizes melhores. Porém, vários cuidados simples são primordiais para um resultado positivo.

Cuidados necessários

O cuidado com a lesão na pele é essencial para prevenir o desenvolvimento de cicatrizes inestéticas. Abaixo, o especialista elencou os cuidados essenciais para ajudar a melhorar a aparência das cicatrizes. 

  • Limpeza adequada com água ou soro fisiológico
  • Desinfecção com antissépticos suaves
  • Usar creme cicatrizante
  • Manter o ferimento fechado com um curativo
  • Evitar sol
  • Evitar coçar a lesão

Tratamento

Para tratamento estético das cicatrizes, o dermatologista destaca que existe uma variedade de procedimentos, desde os mais simples como o uso de placas de silicone fazendo pressão a uso de ácidos específicos a nível domiciliar. Já nos consultórios médicos é possível fazer peelings, infiltração de corticóides (em cicatrizes hipertróficas e quelóides), microagulhamento e lasers como os, CO2 fracionado, Erbium e Nd Yag. No entanto, quando a cicatriz é profunda, o tratamento pode exigir cuidados redobrados. 

"A cicatriz profunda é um grande desafio [para tratar], pois as chances de infecção são maiores e, portanto, a chance de uma cicatriz inestética é maior, visto que os cuidados acima são primordiais. Porém, nesses casos, há a necessidade de um acompanhamento médico, pois algumas estratégias como uso de curativos específicos, cremes e antibióticos podem ser necessários", finaliza o dermatologista.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade