Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cid Moreira faleceu por insuficiência renal crônica; entenda

A condição pode ser causada por outra doença que resulta na complicação dos rins; veja quais os sintomas e tratamentos para o mal

3 out 2024 - 12h43
(atualizado às 18h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O jornalista Cid Moreira faleceu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos. O motivo foi a insuficiência renal crônica, ou seja, a perda da capacidade de funcionamento dos rins, segundo uma nota divulgada pelo Hospital Santa Teresa, onde estava internado há 29 dias.

Insuficiência renal crônica foi a causa da morte de Cid Moreira
Insuficiência renal crônica foi a causa da morte de Cid Moreira
Foto: Reprodução Instagram/ @ocidmoreira / Bons Fluidos

O que causa a insuficiência renal?

Segundo especialistas, a condição é causada por diferentes motivos e ela normalmente acontece quando outra doença prejudica os rins. Alguns exemplos são a Diabetes tipos um e dois, pressão alta, inflamação dos glomérulos - responsáveis por filtrar os rins - inflamação dos túbulos renais, doença renal policística, obstrução prolongada do trato urinário e infecção renal.

Os fatores de risco envolvem pressão alta, tabagismo, histórico familiar, idade avançada, uso de medicamentos que podem afetar os rins e doenças cardíacas.

Quais são os sintomas?

Para ficar de olho no seu corpo, os sintomas mais comuns da insuficiência renal são inúmeros. Alguns deles são perda de apetite, fadiga, alteração na frequência urinária, câimbras, inchaço nos pés, náusea, vômitos e pressão alta sem muito controle. Com a evolução da doença, também podem surgir anemia, aumento repentino de potássio no sangue, inchaço nos braços e pernas, enfraquecimento dos ossos, além de danos irreversíveis nos rins.

É possível curar?

Para diagnosticá-la, é necessário ir ao médico, e ele, provavelmente, pedirá uma bateria de exames, como de sangue, urina, ultrassom e até mesmo biópsia. Já o tratamento irá controlar os sintomas, pois não há cura. É necessário também tratar da doença que está prejudicando os rins. Em casos mais severos, a diálise pode remover artificialmente os resíduos e fluidos extras do sangue que o rim não é mais capaz de eliminar. Outra alternativa é o transplante de rins, que pode apresentar soluções ao paciente.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade