Cinco alimentos benéficos para a saúde dos rins
Confira algumas dicas para manter a saúde dos rins em dia por meio de alimentação e hábitos saudáveis
Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral. Ficam atrás das últimas costelas; medem aproximadamente 12 centímetros. Eles têm três funções principais: A primeira delas é eliminar as toxinas ou dejetos resultantes do metabolismo corporal: ureia, creatinina, ácido úrico, etc.
Além disso, ajudam a manter o equilíbrio hídrico do organismo, eliminando o excesso de água, sais e eletrólitos. Assim, evita o aparecimento de edemas (inchaços) e aumento da pressão arterial. Por fim, eles também atuam como órgãos produtores de hormônios: eritropoetina, que participa na formação de glóbulos vermelhos; a vitamina D, que ajuda a absorver o cálcio para fortalecer os ossos; e a renina, que intervém na regulação de pressão arterial.
Uma das principais funções é filtrar o sangue. Por isso, cuidar da alimentação é importante para a saúde e o funcionamento desses órgãos.
"Muitos fatores podem gerar adoecimento dos rins e, como consequência, desenvolvimento de doenças renais. Um dos fatores que influenciam na saúde renal é a alimentação; muitos alimentos podem gerar doenças e outros ajudam a preveni-las", explica o nutrólogo Sandro Ferraz.
Alimentos benéficos para a saúde dos rins
O nutrólogo Sandro Ferraz cita alguns alimentos que ajudam a prevenir doenças:
1. Gengibre: O gengibre é termogênico, possui propriedades que ajudam o organismo a desinflamar e antioxidantes. Além disso, ajuda a aumentar a função renal, contribui na reparação de tecidos renais, previne a inflamação ao redor dos rins e a formação de cálculo renal.
2. Alho: Previne lesões que causam insuficiência. O alho tem propriedades diuréticas e isso ajuda a manter a saúde renal.
3. Maçã: Ajuda a impedir disfunção renal. Além disso, melhora o funcionamento do rim de quem já está adoecido.
4. Melancia: A melancia possui grande quantidade de água, o que melhora a saúde renal. Também possui propriedades depurativas, que ajudam a limpar e prevenir infecções.
5. Pimentas vermelhas: São ricas em nutrientes e são termogênicas.
Outras dicas:
- Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
- Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
- Não fume e mantenha um peso adequado.
- Por fim, lembre-se que tomar remédios, só com a indicação do médico. Nada de se automedicar, ok?