Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cirurgião dentista alerta sobre cuidados antes e após a extração do siso

Quais são os cuidados necessários para se ter após a cirurgia da retirada dos dentes do siso? Dentista explica

22 mai 2023 - 13h37
Compartilhar
Exibir comentários

Considerada por muitos como um procedimento corriqueiro e necessário no tratamento dentário, a extração dos dentes do siso é uma cirurgia e como tal deve ser cercada de cuidados para evitar complicações que podem levar à morte em casos mais graves.

Cirurgião dentista alerta sobre cuidados antes e após a extração do siso
Cirurgião dentista alerta sobre cuidados antes e após a extração do siso
Foto: Freepik / Viva Saúde

Marina Mesquita Silva, de 23 anos, chegou a ficar internada por três dias, mas não resistiu. Segundo a família, em Leme (SP), a jovem foi vítima de uma infecção, uma semana após ter extraído o dente do siso. Ela ficou internada por três dias, mas morreu no hospital. O caso foi registrado como morte suspeita e será investigado pela polícia civil.

O cirurgião dentista Dr. Emerson Coimbra explica que o período que antecede a cirurgia é bastante importante e cheio de cuidados.

"Antes da realização da cirurgia deve ser feita a solicitação de exames laboratoriais para analisar o estado de saúde de forma geral. Para o paciente ter uma liberação médica, é necessário preencher a ficha de anamnese onde terão perguntas essenciais relacionadas a saúde, prevenindo de variáveis que podem acometer diabéticos, cardiopatas, pacientes com câncer, doenças autoimunes, HIV, entre outras doenças, colher informações dos remédios que tomam, além de realizar profilaxia antibiótica principalmente em pacientes cardiopatas, por terem um alto risco de ter endocardite bacteriana", afirma.

O especialista explica os principais passos para um pré-operatório dos dentes do siso seguro:

Primeiro passo: solicitação dos exames laboratoriais, anamnese (para analisar o estado de saúde geral do paciente) e radiográficos (para ver a conexão do dente com outras estruturas anatômicas);

Segundo passo: prévia a cirurgia profilaxia antibiótica;

Terceiro passo: a cirurgia (onde é importante todos os materiais campo cirúrgico e luva estéreis reforçando a biossegurança).

O cirurgião dentista reforça para ter um pós-operatório de sucesso é muito importante a colaboração do paciente como, por exemplo, seguir com as medicações prescritas, realizar o repouso, alimentações recomendadas. Fumantes NÃO DEVEM realizar uso de tabaco durante a recuperação.

Viva Saúde
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade