Cleansing oil: o produto à base de óleo que você precisa ter
Após viralizar no TikTok pela vantagem no skincare, conversamos com alguns especialistas para conhecer os benefícios do cleansing oil
À primeira vista, produtos à base de óleo podem fazer algumas mulheres torcerem o nariz, principalmente as que têm pele oleosa. Afinal, não faz sentido aumentar a sensação de oleosidade, não é mesmo? Mas o cleansing oil parece ser diferente! A fórmula viralizou no TikTok após uma farmacêutica e cosmetóloga indicá-lo e mostrar bons resultados.
@marinacxv Responder @csfcamila Cleansing oil não é apenas um demaquilante #cleansingoil #demaquilante #sabonete #pele #skin #skincare #cosmeticos #cosmetics #dermocosmeticos #rotinadeskincare ♬ You And Me - Lyus
"O cleansing Oil é um produto para a higiene da pele, como um sabonete, porém feito à base de óleo, que atrai outros óleos, como o das maquiagens, protetores solar e até mesmo o sebo natural da pele. Com isso, a limpeza é mais intensa", explica o dermatologista José Roberto Fraga Filho.
Segundo o especialista, o produto deve ser a primeira etapa do skincare, ou seja, usado para remover as impurezas da pele. Além da limpeza profunda, ele destaca também outro benefício em usar o cleansing oil: sua pele não vai ficar ressecada. Devido à composição da fórmula, ela limpa intensamente, mas não resseca.
Peles oleosas podem usar?
O cleansing oil pode ser usado em qualquer pele. Porém, o uso frequente em peles oleosas depende, principalmente, da marca escolhida, pois isso altera a formulação do produto. "Se tiver óleo mineral na composição ele pode piorar a acne, cravos e as espinhas. Então, o ideal é que ele não seja utilizado sozinho na limpeza", ensina a dermatologista Bianca Viscomi.
@marinacxv marina cleansing oil me deu espinha E AGORA? #doublecleanse #espinhas #acne #parafina #skin #pele #skincare #cuidadoscomapele #cosmeticos #cosmetics ♬ Aesthetic - Tollan Kim
De acordo com a médica, o sentido de usá-lo é conseguir remover a parte da sujeira que é solúvel em óleo, mas não em água. Bons exemplos disso são maquiagem à prova d'água, alguns produtos de skincare e até algumas substâncias resistentes à água, mas que se desfazem em contato com o óleo.
"Primeiro, aplica-se o cleansing oil para solubilizar esses produtos que são solúveis em óleo e, na sequência, é indicado aplicar o sabonete habitual, indicado para o seu tipo de pele, e enxaguar com água para conseguir remover toda a sujeira do rosto", recomenda a especialista.
Fontes: José Roberto Fraga Filho, dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e diretor clínico da Clínica Dermagynus; e Bianca Viscomi, dermatologista com título de especialista pela SBD.