Colorimetria na maquiagem: use as cores a seu favor!
Maquiador explica tudo sobre a colorimetria: a ciência das tonalidades! Poucas pessoas sabem, mas para fazer uma boa maquiagem, é essencial entender de colorimetria, conhecida como a matemática das cores. Alexandre Krizek, maquiador e fundador do Instituto Krizek, explicou à Malu que "a colorimetria é a ciência ou análise que trabalha com todas as cores […]
Maquiador explica tudo sobre a colorimetria: a ciência das tonalidades!
Poucas pessoas sabem, mas para fazer uma boa maquiagem, é essencial entender de colorimetria, conhecida como a matemática das cores. Alexandre Krizek, maquiador e fundador do Instituto Krizek, explicou à Malu que "a colorimetria é a ciência ou análise que trabalha com todas as cores e com as percepções delas no nosso cérebro. Esse estudo é tão aprofundado que, atualmente, qualifica e descreve fisicamente como percebemos as cores. Cada pessoa enxerga as tonalidades de forma única, combinando três fatores: a luz (intensidade e brilho), a pessoa que observa e o objeto em questão."
Mas, como usar na maquiagem?
"A maquiagem é uma forma de arte. E na arte, tudo é permitido. Misturamos cores, texturas e acabamentos para criar resultados harmoniosos para quem observa. Basicamente, dividimos as cores em duas categorias."
- Quentes: amarelo, laranja e vermelho. Esse grupo de cores transmite sensação de calor, energia, alegria e descontração.
- Frias: azul, violeta (ou roxo) e verde. Elas transmitem a sensação de frio, introspecção, concentração e individualidade.
Colorimetria na prática
Algumas pessoas que se percebem mais coradas e iluminadas com roupas brancas e têm sua beleza valorizada ao utilizarem as cores frias. Por outro lado, mulheres cujo a cor bege se percebe mais valorizada, podem apostar nas cores quentes. "Essa é uma orientação básica para não errar na hora de se maquiar. Outra dica é analisar a cor dos olhos e aplicar o círculo cromático a fim de conhecer qual a cor complementar."
Sombras e delineadores
- Olhos verdes: valorizados com tons de roxo, rosa e lilás.
- Olhos azuis: cores laranja e dourado
- Olhos cor de mel ou castanho-claros: ficam mais claros com tons de sombra verde.
- Olhos castanho-escuros ou pretos: permitem todas as cores, mas vale observar a cor da pele.
Blush
- Peles claras: usar tons claros, como rosados, pêssego ou alaranjados.
- Peles negras: usar cores fechadas, como malva, marsala ou telha avermelhada.