Coceira, manchas e quilinhos a mais: o que você precisa fazer na volta das férias?
A “curtição” toda e a rotina peculiar podem cobrar um preço. O que fazer agora?
Você está voltando de férias e percebe que algumas coisas não estão tão legais. Ganhou alguns quilinhos? Está meio fora de forma? Apareceram algumas manchas no rosto? Está com coceira no corpo? O couro cabeludo está descamando? As espinhas pioraram? Apareceu alguma lesão íntima?
Pois é, pessoal. As férias são ótimas para a gente mudar o ritmo e relaxar. Aproveitar para tomar sol, nadar, comer, ir a festas e por aí vai. Mas, na volta, esse descanso, a “curtição” toda e a rotina peculiar podem cobrar um preço. O que fazer agora?
1- Fora de forma e com uns quilinhos a mais?
O ideal é retomar sua rotina de atividades físicas de maneira gradual. Nada de muita intensidade e de muita carga logo de cara. É sempre bom pedir a orientação de um profissional. A alimentação é outra questão que muda bastante, e é importante que você busque um cardápio mais saudável. E não tente perder peso de uma forma muito rápida, você vai precisar de algumas semaninhas para voltar ao seu normal.
2 - Manchas na pele?
A exposição solar, principalmente sem proteção adequada, pode produzir algumas manchas em sua pele, além de ressecamento, rugas e aparência mais envelhecida. É importante que você procure um dermatologista para eliminar as manchas e adotar um tratamento adequado para reduzir os impactos do sol.
3 - Coceiras no corpo?
A coceira pode ter diversas causas. O próprio ressecamento da pele pode gerar prurido. Assaduras e as micoses (infecções por fungos) podem ser provocadas pela umidade e calor local, principalmente em quem ficou na água muito tempo ou transpirou demais. Alguns parasitas (como o bicho-geográfico), encontrado na areia, também podem penetrar na pele e causar coceira intensa. De novo, o dermatologista é seu maior aliado.
4 - Caspa e espinhas?
O excesso de sol também pode provocar um desequilíbrio na sua pele e couro cabeludo, favorecendo a descamação na cabeça (dermatite seborreica) e a piora da oleosidade da pele, agravando o quadro de acne de algumas pessoas. Já sabe que médico procurar? Bingo! Dermatologista de novo!
5 - Lesões íntimas?
Se você teve alguma relação sexual sem proteção e se expôs a algum tipo de risco para uma IST (infecção transmitida pelo sexo), procure um médico para avaliação e tratamento. Nem toda lesão na região íntima é uma IST. Pode ser alergia, micose, etc. Mas na dúvida, é sempre melhor investigar.
Agora é tentar pegar no ritmo, cuidar do seu corpo e da sua saúde e encarar mais um longo período de trabalho e estudos até as próximas férias. Feliz retorno!
*Jairo Bouer é médico psiquiatra e escreve semanalmente no Terra Você