Jão e Padre Fábio de Melo falam de sua saúde mental: Por que isso é importante?
Jão anunciou uma pausa em sua carreira para poder se cuidar melhor e o padre revelou que enfrenta uma nova fase de depressão.
Na última semana o cantor Jão e o Padre Fábio de Melo revelaram que enfrentam desafios em sua saúde mental. Jão anunciou uma pausa em sua carreira para poder se cuidar melhor e o padre revelou que enfrenta uma nova fase de depressão. Ao discutir abertamente o que sentem ambos ajudam a avançar na quebra de preconceitos e tabus que ainda cercam essa tema.
Janeiro é um período crítico para refletirmos sobre saúde mental. Depois das festas de final de ano e das reuniões familiares, chega a hora de fazer balanços, pensar no final e no início de alguns ciclos, e traçar projetos, metas e resoluções para o novo ano, inclusive um maior cuidado com o bem-estar emocional.
Muita gente fica mais introspectiva e sensível. Não é à toa que em 2014 foi criado o movimento do Janeiro Branco, uma iniciativa focada na importância do autocuidado e da conscientização sobre saúde mental logo no começo de ano. Estar atento ao bem-estar e às emoções, trabalhar a empatia e buscar apoio são pilares dessa campanha.
Nesse sentido as atitudes corajosas de Jão e do Padre Fábio, compartilhando seus desafios atuais com milhões de seguidores, podem ser de extrema importância para desmistificar o assunto. Desde a pandemia a saúde mental ocupa um espaço central na vida de todos nós, mas a visibilidade do tema em declarações públicas de figuras tão conhecidas e admiradas traz um peso ainda maior.
Jão, 30 anos, em entrevista ao Fantástico, da Globo, no último domingo, surpreendeu os fãs ao anunciar uma pausa em sua carreira musical. Ele decidiu que chegou o momento de dar um tempo e se afastar dos palcos e dos estúdios de gravação.
A pausa foi definida após muita reflexão. Ele teria sido convencido por amigos e familiares que precisava de um período de descanso depois de uma longa e bem sucedida temporada de grandes shows por todo o país. O cantor, nos últimos 7 anos, lançou quatro álbuns e conquistou um novo patamar de reconhecimento como artista.
Jão deixou claro que sua saúde emocional e bem-estar são prioridades no momento. Será que a importância com o autocuidado não deveria ser um questionamento na vida de todos nós? E qual o espaço que esse tema tem ocupado nas empresas Brasil afora?
Já o Padre Fábio de Mello, 53 anos, revelou também no último domingo, durante a celebração dos 35 anos da Comunidade Obra de Maria, em um grande evento na Arena Pernambuco, estar enfrentando um novo episódio de depressão, trazendo à tona mais uma vez a importância do cuidado com a saúde mental.
Ele contou que estava quase sem forças para ir ao evento e que, já no palco, sentiu dor no peito, sensação de asfixia, angústia, tristeza e uma vontade incontrolável de sair e ir embora. Já imaginou estar nessa situação e ter que “encarar” um público de milhares de pessoas?
Com franqueza, o sacerdote falou sobre as dificuldades que tem vivido nas últimas duas semanas, e na luta contra os pensamentos negativos, um intenso sofrimento emocional e a vontade de morrer. Em uma postagem em seu perfil no Instagram, ele ressaltou a importância da busca por acompanhamento profissional.
Jão e Padre Fábio não estão sozinhos.Todos os anos, milhões de brasileiros lidam com questões de saúde mental. É importante que se possa falar abertamente sobre nossas emoções e a busca por apoio quando necessário. Que os dois possam se dedicar a cuidar, sem pressa, da sua saúde e bem-estar e, no futuro, voltem a fazer o que gostam, com prazer e alegria. E que os desabafos e atitudes generosas dos dois possam inspirar tanta gente que sofre em silêncio dentro de suas casas.
Jairo Bouer é médico psiquiatra e escreve semanalmente no Terra Você