Como a Lua Cheia é vista por outros países?
Para você conhecer mais sobre as outras culturas, trouxemos algumas curiosidades sobre como a lunação é celebrada por outros povos
Aqui no Brasil, a Lua Cheia é uma chance para realizar sonhos e cocriar. Porém, não é assim em todos os países. E, para você conhecer mais sobre as outras culturas, trouxemos algumas curiosidades sobre o que a Lua Cheia significa para outros povos. Descubra:
Festivais ao redor do mundo
Diversos povos celebram a chegada da fase fazendo festivais. A China, por exemplo, realiza o Festival do Meio Outono, que é também chamado de Festival da Lua. Este acontece no dia da Lua da Colheita e é feriado nacional. Já na Coreia, o Chuseok dura três dias e também acontece na mesma época, pois amigos e familiares se reúnem para celebrar a colheita e fazer seus agradecimentos aos ancestrais. O México, por sua vez, faz a dança da Lua indígena. Nela, as mulheres se encontram na Lua Cheia para dançar e cultuar seus deuses em um evento que dura três dias.
Rituais da Lua Cheia
Os dias de Lua Cheia da cultura hindu são nomeados Purnima, e são momentos para as pessoas jejuarem e orarem, pois é a época que marca a vitória do Senhor Shiva na luta com o demônio Tripurasura. Os budistas também utilizam a fase da Lua para celebrar Buda, pois acreditam que ele nasceu, alcançou a iluminação e faleceu em dias com esta lunação. Os muçulmanos, por fim, jejuam por três dias nos chamados Dias Brancos, já que as tradições afirmam que Maomé fazia o mesmo para agradecer a Alá por iluminar as noites escuras.
Feriados
A Páscoa é um feriado que também é celebrado após a primeira Lua Cheia e, no Sri Lanka, há um feriado (Poya) em que a venda de álcool e carne é proibida.
Vale lembrar que estamos na penúltima lunação completa do ano, que começou no dia 15 e vai até o dia 22. A última será no dia 15 de dezembro, e ficará até o dia 22 do mesmo mês.