Como a solidão pode gerar pesadelos na hora de dormir? Veja o que diz estudo
Cientistas da Oregon State University descobriram que a solidão pode ter grande responsabilidade no aparecimento desses sonhos ruins
Você costuma ter muitos pesadelos? Se sim, os cientistas da Oregon State University (Universidade Estadual de Oregon, em tradução literal), dos Estados Unidos, descobriram que a solidão pode ter grande parte no aparecimento desses sonhos ruins. Entenda:
Estudo sobre pesadelos
A conclusão foi de que pessoas mais sozinhas tendem a ter mais pesadelos por causa da falta de laços sociais. E, para chegar a este resultado, consideraram um estudo prévio da falta de ligações afetivas, que contou com 827 adultos, e outro sobre solidão e estresse, com 782 voluntários. Ambos mostraram que a incidência de pesadelos está ligada à solidão e ao estresse como gatilho. "Uma característica do sono perturbado que os pesquisadores estão começando a investigar, em associação com a solidão, é a frequência e intensidade dos pesadelos, que são mais vívidos e, muitas vezes, assustadores e atrapalham o sono restaurador", afirmaram os autores.
Possíveis motivos
Embora a pesquisa não aponte uma relação direta de causa e efeito, existem algumas hipóteses a respeito dos mecanismos. Primeiramente, é a da teoria evolutiva da solidão. Ser ou estar sozinho resulta na carência de amparo social e, consequentemente, no sofrimento físico e mental. "A solidão deixa os indivíduos mais alertas, com mais probabilidade de entrar em modo de ruminação de seus pensamentos. Essa preocupação a mais pode servir para procurar companhia, mas também tem um peso sobre o corpo na forma de estresse, o que serve de gatilho para os pesadelos", explicou Colin Hessen, cientista de comunicação, à revista científica Journal of Psychology.
Próximos passos
Por fim, os pesquisadores querem descobrir se o conteúdo dos pesadelos também é influenciado pela solidão e se existiriam tratamentos para ajudar na redução deles.