Como acabar com a ressaca: 7 dicas que realmente ajudam a aliviar os sintomas
Dor de cabeça, tontura e problemas de concentração são só alguns dos sintomas comuns após a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas.
Após o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, é comum sentir as consequências da ressaca no dia seguinte. Dor de cabeça, enjoo, problemas de concentração e tontura são alguns dos sintomas mais comuns. Além de incômodos, eles atrapalham diretamente a realização de atividades rotineiras.
A ressaca nada mais é do que uma reação natural do organismo diante de uma intoxicação pelo álcool. Com o aumento da substância no sangue, diversos órgãos precisam metabolizá-la de forma mais rápida que o usual — especialmente o fígado. Nesse processo, ele acaba produzindo e liberando várias toxinas no organismo, responsáveis pelo mal-estar, de acordo com Carlos Machado, clínico geral especialista em Medicina Preventiva.
Além disso, o excesso de bebidas alcoólicas também provoca menor liberação de açúcar para o sangue, causando um quadro de hipoglicemia e menor liberação de água no organismo. Por consequência, a desidratação provoca alguns dos principais sintomas, que costumam ter início cerca de seis a oito horas depois do consumo e podem durar até 24 horas.
"A intensidade dos sintomas pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de características fisiológicas, aspectos do beber e do contexto do consumo'', explica Marília Reis, biomédica e pesquisadora sênior do CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool).
Como aliviar os sintomas da ressaca?
...
Veja também
Cura a ressaca? Desvende 7 mitos sobre a água tônica
O que é bom para ressaca? 7 bebidas que ajudam a desintoxicar
Acordou de ressaca? Veja como prevenir e acabar com os sintomas
6 melhores exercícios para reduzir ao máximo os efeitos do álcool no corpo
Agora é a vez do Brasil: pílula nacional é promessa para acabar com a ressaca após noite de farra