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Como conquistar novos consumidores em 2025

Confira 6 dicas do especialista para adaptar o seu estabelecimento e conquistar novos consumidores em 2025

14 jan 2025 - 16h09
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Com a chegada de um novo ano, a oportunidade de atrair novos consumidores e fidelizar os existentes é ainda maior. As novas gerações, como a Geração Z e Alpha que representam uma parcela significativa da população economicamente ativa, valorizam experiências personalizadas, práticas sustentáveis e inovadoras, além de estarem totalmente imersas na cultura digital.

Foto: Pixabay / Revista Malu

Consumidores em números

Um estudo da YPulse revelou que apenas 46% dos jovens entre 18 e 24 anos iniciam suas buscas no Google, enquanto 21% preferem o TikTok para encontrar informações. Essa mudança reflete uma tendência mais ampla de integração entre entretenimento e consumo, em que plataformas de mídia social não são apenas para passar o tempo, mas desempenham um papel informativo importante.  

Por isso, adaptar o estabelecimento para atender às expectativas e necessidades desses consumidores é essencial para se destacar no mercado. Então, que tal pensar em estratégias para simplificar e otimizar a experiência de compra?

Isso inclui investir em digitalização do atendimento, como pagamentos por aplicativos ou aproximação, no caso do PDV, programas de fidelidade e presença ativa nas redes sociais.

"A Alelo cria constantemente oportunidades de negócios, por meio de suas soluções, que apoiam os empreendedores de diversos portes em seus desafios diários em promover experiência e experimentação aos seus clientes de todas as gerações. Um exemplo recente, foi o lançamento do pagamento digital por aproximação na Carteira do Google por meio do Google Play. Dessa forma, os usuários Alelo podem acessar os benefícios dos cartões da empresa por meio da plataforma para Android", explica Julio Plum, diretor de CX da Alelo, empresa de benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas e líder no setor.

Além disso, práticas de sustentabilidade como a oferta de ecopontos, recipientes para descarte de óleo e outros materiais também podem melhorar a imagem do seu negócio para essas pessoas.

"Uma dica valiosa é manter-se atento às tendências de consumo, antecipando as necessidades desses novos públicos. Este é o caminho para posicionar o seu estabelecimento de forma estratégica e conquistar a fidelidade desses clientes", afirma Plum.

Pensando nisso, Julio Plum separou mais seis dicas para os empreendedores:

1. Invista na Digitalização do Atendimento

  • Configure um perfil profissional no WhatsApp Business com informações claras e um catálogo atualizado com preços e produtos disponíveis;
  • Adote chatbots para responder rapidamente a dúvidas e oferecer atendimento 24/7;
  • Ofereça pagamentos por aproximação e via aplicativos para facilitar o dia a dia do cliente, especialmente os das novas gerações.

2. Fortaleça sua Presença nas Redes Sociais

  • Utilize uma linguagem jovem e autêntica, criando conteúdos que reflitam os valores da sua marca, valorizando seus produtos;
  • Interaja ativamente com o público por meio de enquetes, stories e lives em suas plataformas digitais;
  • Publique vídeos mostrando os bastidores e promovendo seus produtos com periodicidade minimamente semanal.

3. Aposte na Sustentabilidade

  • Implante iniciativas como ecopontos para coleta de recicláveis, pilhas e baterias, além de pontos de hidratação para pets;
  • Use embalagens ecológicas e promova ações de impacto ambiental positivo, como canudos biodegradáveis e embalagens de papel;
  • Comunique essas práticas de forma criativa, que provoque engajamento nas redes sociais.

4. Personalize a Experiência do Cliente

  • Treine sua equipe para oferecer um atendimento humanizado e empático, atento às necessidades do cliente;
  • Esteja atento às preferências dos clientes e ajuste suas ofertas de acordo com a demanda e sazonalidade (dias mais frios ou mais úmidos, por exemplo).

5. Maximize sua Visibilidade Online

  • Atualize regularmente seu perfil no Google Meu Negócio com fotos, datas e horários de funcionamento, além de cadastrar o perfil do Instagram na bio do empreendimento;
  • Incentive avaliações de clientes satisfeitos colocando o QR Code do negócio em mini toten no balcão de pagamento;
  • Responda aos feedbacks concedidos no perfil da sua página com atenção e personalização;
  • Garanta que seu negócio seja facilmente encontrado por consumidores locais fazendo o tagueamento adequado.

6. Estimule a Fidelização

  • Crie promoções sazonais exclusivas para o verão, ou para semanas de feriado, como Carnaval, aniversário da cidade e outros, oferecendo descontos ou brindes para os clientes que interagirem com a ativação;
  • Incentive a repetição de compras com benefícios cumulativos, como cartão fidelidade e outros.

Mas por que adaptar seu negócio agora? 

O verão é uma estação de alta movimentação nas ruas, o que leva ao aumento do consumo fora de casa. Integrar inovação, sustentabilidade e atendimento personalizado ao seu negócio pode ser o diferencial para atrair as novas gerações, que buscam marcas alinhadas aos seus valores, como experiências de compra personalizadas, ações ecologicamente sustentáveis e de impacto social.

Para mais dicas e soluções, fique por dentro do nosso conteúdo e transforme o verão no melhor período do ano para o seu negócio! Aprenda mais sugestões de como incrementar seu negócio no Blog da Alelo Link.

Para conhecer mais ofertas e oportunidades para seu negócio, entre em contato com a Alelo pelos canais de atendimento: 4002-5011 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 570 5011 (demais localidades), de segunda a sábado, das 8h às 22h.

*Sobre a Alelo:

Somos Alelo. Conectamos pessoas de norte a sul, de gente pra gente.

Com 21 anos de história, nos tornamos especialistas em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos - tudo isso dentro dos segmentos de alimentação, cultura, transporte e saúde. O que oferecemos pro mundo?

Produtos e serviços: Alelo Tudo, Alelo Refeição, Alelo Alimentação, Alelo Natal, Alelo Multibenefícios, Alelo Mobilidade, Veloe Go, Alelo Gestão de VT, Alelo Cultura e Pede Pronto.

Soluções para estabelecimentos comerciais: Painel Meu Negócio, Alelo Desenvolve, Antecipação de Recebíveis e Mais Clientes, além de parcerias com foco em gestão de resíduos e sistema ERP.

Cartões pré-pagos: Alelo Despesas, Alelo Pagamentos, Alelo Premiação e agora o Alelo Pod.

E todos os dias oferecemos tranquilidade para mais de 150 mil empresas-clientes e 10 milhões de pessoas que confiam na gente. Sem esquecer que contamos com a maior rede de estabelecimentos comerciais afiliados do Brasil. É assim que, desde 2013, lideramos o setor de benefícios no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Revista Malu Revista Malu
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