Como deve ser a alimentação de uma pessoa com Alzheimer
É possível comer bem, mesmo com esse tipo de doença
14 nov
2024
- 20h17
Exibir comentários
Sujeitos com diagnóstico de Alzheimer precisam de cuidados específicos com o consumo alimentar para que haja o conforto e a recuperação mental e física de um paciente. Dessa forma, a nutricionista da Jasmine Alimentos, Karla Maciel, vai transmitir as cinco dicas nutricionais para pessoas com Alzheimer.
O quinteto de dicas nutricionais para pessoas com Alzheimer
- Invista na alta densidade de nutrientes conforme os alimentos recomendados anteriormente;
- Verifique os horários corretos das refeições: É comum que a pessoa que apresenta demência esqueça se já realizou ou não uma refeição. Por isso, o ideal é promover rituais à mesa que o ajudem a assimilar o momento;
- Facilite a maneira de preparo dos alimentos por meio de texturas fáceis de mastigação e deglutição, uma vez que eles tentem a apresentar ainda mais esta dificuldade;
- Varie sempre a alimentação com todos os grupos alimentares;
- Realce os sabores da comida para melhorar a adesão deste idoso que apresenta uma dificuldade maior em relação ao seu apetite e aspectos sensoriais de sabor. Inclua especiarias naturais que proporcionem mais sabor aos alimentos.
Curiosidade
Você sabia que uma dieta saudável pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo e a manter o funcionamento cognitivo em pessoas idosas? A ocorrência de demência, além do Alzheimer, aumenta com a idade e duplica a cada cinco anos após os 65 anos. Estudos mostram que o controle dos fatores de risco modificáveis, que conseguimos mudar com estilo de vida pode reduzir a incidência de demência em até 35%.