Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como garantir um bom churrasco no Dia dos Pais

Compartilhar

Programa favorito de muitas famílias, o churrasco de fim de semana também é ótima pedida para o almoço do Dia dos Pais. Se esta for a sua escolha, aí vão algumas recomendações para você não errar o ponto. Mas lembre-se: evite os excessos, tanto na comida quanto na bebida.

Escolha das carnes e cuidados com o fogo garantem o sucesso do churrasco.
Escolha das carnes e cuidados com o fogo garantem o sucesso do churrasco.
Foto: Divulgação
» Leia também: Variações para agradar toda a família

–Picanha, alcatra, fraldinha e maminha são as mais indicadas, por serem de preparo rápido. Mas se quiser usar também costela e cupim, não esqueça que devem ser assados lentamente.

–Procure evitar carnes congeladas, pois elas perdem o sabor e ficam mais duras depois da passagem pelo freezer.

–Além da carne bovina, sirva carne de frango e lingüiça, bastante requisitadas. Se quiser inovar, prepare também a carne de cordeiro, sem esquecer que é bom mariná-la antes.

–A gordura é fundamental no churrasco, pois garante o sabor e a maciez da carne. Isso não que dizer que você deva comê-la.

–Calcule aproximadamente 300 gramas de carne por pessoa adulta e não esqueça dos acompanhamentos. Os mais comuns são: salada verde, arroz, vinagrete, pãozinho e salada de maionese.

–Depois que acender o fogo, espere até que as chamas desapareçam e dêem lugar às brasas alaranjadas. Só então, coloque as carnes na churrasqueira. Se as chamas voltarem (e elas sempre voltam), procure apagá-las com as cinzas do churrasco anterior ou areia. O uso de água pode levantar fuligem e prejudicar o sabor da carne.

–A distância ideal entre a carne e a brasa é de 30 a 40 centímetros.

–Use facas bem afiadas e corte as carnes no sentido transversal em relação às fibras.

–Use somente sal grosso como tempero no caso da carne bovina. E antes de servi-la, bata com a própria faca para retirar o excesso de sal.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra