Como o controle excessivo dos pais pode afetar a saúde mental dos filhos?
Quanto mais controle excessivo exercido em uma criança muito pequena, maior será o seu impacto ao longo da vida
O controle excessivo dos pais pode afetar a vida dos filhos de diferentes formas, causando prejuízo nas relações, na vivência das emoções e na liberdade de expressão. Quanto mais há controle excessivo de uma criança muito pequena, por exemplo, maiores serão os impactos ao longo de seu desenvolvimento.
"Quando isso ocorre, a criança poderá se desenvolver um adulto muito preocupado com regras, focado no certo e errado, na razão em detrimento das emoções, terá medo de punição e consequências negativas, além de um senso de dever interno muito excessivo que impacta a vida de uma forma global", fala a psicóloga Ana Streit.
Por isso, é fundamental que o contexto familiar leve a criança a um espaço saudável de exercício da autonomia e liberdade, com tarefas graduais que vão desde uma autonomia mais restrita, como escolher entre duas roupas selecionadas, até a autonomia maior de um adolescente de escolher qual curso vestibular irá prestar.
Indícios do controle excessivo nos filhos
Um dos sinais de que o controle excessivo pode estar começando a afetar negativamente a saúde mental dos filhos é quando a criança perde o seu brilho natural, sua espontaneidade, sua ingenuidade e sua brincadeira natural.
...
Veja também
Três hábitos matinais que o ajudarão a ser mais feliz e produtivo no trabalho, segundo a ciência
Os melhores lugares da casa para colocar a Zamioculca, uma das plantas mais fáceis de cuidar