Como um bispo católico deu início ao surgimento do Papai Noel?
Nesta sexta-feira (6), é celebrado o Dia de São Nicolau de Bari; sendo assim, resolvemos trazer um pouco de sua história
Nesta sexta-feira (6), é celebrado o Dia de São Nicolau de Bari. Sendo assim, resolvemos trazer um pouco de sua história e como ele deu o pontapé inicial na criação do Papai Noel.
Quem é São Nicolau de Bari?
São Nicolau de Bari, um dos santos mais venerados do cristianismo, nasceu no século III, em Patara, uma pequena cidade costeira da Lícia, localizada na atual Turquia. Filho de uma família rica e devota, Nicolau teve uma educação cristã sólida e desde jovem aprendeu os ensinamentos de Cristo. Sua vida foi uma verdadeira demonstração de generosidade e compromisso com os mais necessitados.
Aos poucos, Nicolau demonstrou o caráter altruísta que o tornaria famoso. Ao ficar órfão de pai e mãe, ainda muito jovem, ele se lembrou da passagem bíblica sobre o "Jovem Rico" e decidiu usar toda a herança de seus pais para ajudar os pobres, os doentes e aqueles em situação de necessidade. Dedicou sua vida ao serviço do próximo, mostrando o poder da generosidade e da compaixão. São Nicolau foi nomeado Bispo de Mira, cidade onde dedicou grande parte de sua vida ao cuidado das almas.
Defensor dos fracos: A história das três irmãs
Uma das histórias mais conhecidas sobre São Nicolau é a de seu gesto de generosidade em favor de uma família necessitada. Um vizinho de Nicolau tinha três filhas, já adultas, mas sem recursos para o dote necessário para seus casamentos. Preocupado com a situação, Nicolau decidiu ajudar. Numa noite, ele jogou uma bolsa de ouro através da janela da casa do vizinho, permitindo que a filha mais velha pudesse se casar. Repetindo esse gesto por mais duas vezes, ele ajudou todas as filhas a evitarem a miséria e a prostituição. Na terceira vez, o pai, curioso para descobrir quem era o benfeitor, saiu rapidamente de casa, mas Nicolau pediu-lhe que mantivesse o segredo.
A origem do Papai Noel: A tradição de Sinterklaas
A figura de São Nicolau também é responsável por muitas tradições natalinas que perduram até hoje. Nos Países Baixos e em diversas regiões germânicas, a festa de São Nicolau, chamada Sinterklaas, ficou conhecida especialmente por sua proteção às crianças. Na véspera do dia de São Nicolau, as crianças colocam sapatos ou meias em lugares estratégicos, como ao lado da lareira, esperando encontrá-los cheios de doces e presentes no dia seguinte. Essa tradição deu origem à figura moderna do Papai Noel, que se tornou um símbolo do Natal em várias culturas ao redor do mundo.