10 erros que impedem o ganho de massa muscular
Começou a treinar? Confira os dez erros que você não deve cometer para chegar ao shape dos sonhos
O processo de ganho de massa muscular, também chamado de hipertrofia, é lento, mas, com os métodos corretos, é possível alcançar o tão almejado corpo definido. De acordo com a personal trainer Joicy Maromba, a partir do momento em que se muda a visão e atitudes sobre os treinos, os resultados são muito melhores.
A especialista separou 10 atitudes que atrapalham a performance na hora de malhar:
Se comparar
Segundo Joicy, sempre existirão pessoas mais fortes e avançadas do que você, assim como também terão outras menos definidas. "Concentre-se em seu treino e em sua evolução. Se comparar a outros pode gerar desmotivação e frustração", explica.
Treinar o ego e não o músculo
"O principal objetivo da musculação é estimular a musculatura para que ela possa se desenvolver. Músculos não reconhecem carga, reconhecem estímulo", pontua.
Treinar errado
"O básico é o que mais funciona. Não adianta fazer exercícios mirabolantes, usar técnicas diferentes ou complicadas. Amplitude e cadência são primordiais", defende a profissional.
Cortar carboidratos
Você já deve saber que, para o corpo ter energia suficiente, é necessário ingerir bons carboidratos para que você consiga realizar um treino com excelência. Por isso, nada de eliminá-los da sua dieta! "O que muita gente faz é ir do excesso à privação total de carboidratos. Mas além de não oferecer resultados, essa atitude pode desencadear um efeito contrário, fazendo com que o indivíduo volte a consumir ainda mais carbo depois", alerta Joicy.
Pular refeições
"Seu corpo precisa estar nutrido para realizar um bom desempenho no treino. Por isso, ficar muitas horas sem comer pode prejudicar o seu resultado. A partir de uma boa alimentação, o corpo terá nutrientes necessários para as suas ações vitais, como também para a construção de massa muscular", completa.
Não dormir o suficiente
"Durante o sono são liberados importantes hormônios como a testosterona e o GH, também conhecido como o hormônio do crescimento. Com a falta deles, seus resultados são afetados negativamente", explica a especialista.
Excesso de cardio
O excesso de treinamentos cardiorrespiratórios pode ocasionar, muitas vezes, na perda de massa muscular. "Se o seu objetivo for hipertrofia, você deve focar nos treinos de musculação", salienta Joicy.
Beber pouca água
De acordo com a especialista, a desidratação traz impactos na força e no tamanho muscular, que diminuem. Para manter 100% de sua força muscular, você deve se manter hidratado durante todo o treino.
Não receber orientação adequada
"O educador físico é o profissional habilitado a prescrever e orientar o treino da maneira mais correta, segura e eficaz, respeitando seu condicionamento físico e objetivo", pondera.
Não ter paciência
"O processo de hipertrofia requer disciplina, dedicação e paciência. Músculo não se constrói da noite para o dia. Respeite seu corpo e seu processo. Compare sua evolução e veja o que você já conquistou", finaliza a profissional trainer.