4 maneiras de superar a crise no casamento e evitar a separação
É possível superar esse momento e fortalecer a união
A crise no casamento é um desafio que muitas vezes coloca à prova a união dos casais. Quando o relacionamento já dura muitos anos, muitos questionam o que fazer: vale a pena se separar? Tem como superar a crise? Como voltar a ter um casamento feliz e sem brigas?
Segundo a psicanalista Ana Gabriela Andriani, mestre e doutora pela Unicamp, é possível superar esse momento e fortalecer o relacionamento. Ela destaca a importância da comunicação e da terapia de casal como ferramentas essenciais para reconstruir a relação.
Veja 4 dicas para superar a crise no casamento:
1. Abra o diálogo:
O primeiro passo para superar uma crise é estabelecer uma comunicação aberta e honesta. Compartilhe com seu parceiro suas expectativas, frustrações e sentimentos. Fale sobre as mudanças que percebeu na relação e no outro ao longo do tempo. Essa conversa sincera é fundamental para que ambos compreendam o que está acontecendo e possam buscar soluções juntos.
2. Não tenha medo de buscar ajuda:
Muitas vezes, o diálogo por si só não é suficiente. A terapia de casal pode ser uma grande aliada nesse momento, oferecendo um espaço seguro para que o casal possa se expressar, entender as dinâmicas do relacionamento e encontrar novas formas de se conectar.
3. Entendam as transformações:
Ao longo do tempo, as pessoas mudam e evoluem. "É importante entender que elas se transformaram e descobrir se é possível haver algum jeito de reconstrução da relação em outras bases ou se não", explica a profissional.
4. Redefinam a relação:
A crise pode ser uma oportunidade para que o casal reavalie seus valores, expectativas e objetivos. É possível que a relação precise ser reconstruída sobre novas bases, considerando as mudanças que cada um passou.
Avaliem a possibilidade de seguir caminhos separados
Nem sempre é possível salvar um casamento. Em alguns casos, a separação pode ser a melhor opção para ambos os parceiros buscarem a felicidade individual. A terapia de casal pode ajudar o casal a tomar essa decisão de forma consciente e respeitosa.
"A terapia de casal, tem aí, essa função de propiciar ao casal se comunicar, se falar e cada um poder entender o que está se passando com o outro pra que daí eles possam decidir juntos o que fazer", explica Ana Gabriela.