9 frases que ajudam (mesmo) a ganhar qualquer discussão
Se você usar qualquer uma destas 9 frases, você tem "melhores habilidades de etiqueta" do que a maioria
As ações podem falar mais alto do que as palavras, mas as palavras ainda importam muito. As pessoas podem se ofender facilmente e, se você se for apressado como a maioria das pessoas, é fácil dizer a coisa errada da maneira errada.
Há nove frases em particular que instantaneamente demonstram apreço e respeito. Se você usar qualquer uma delas todos os dias, você tem melhores habilidades de etiqueta do que a maioria das pessoas.
1. "O que estou ouvindo você dizer é ..."
As pessoas não esperam que você concorde com tudo o que dizem. Mas elas querem saber que foram ouvidas e compreendidas.
Use essa frase para esclarecer sua mente e confirmar que você considerou suas palavras antes de responder. Se eles falaram de maneira vaga na primeira vez, você lhes dará a chance de concentrar seus pensamentos e contribuir de maneira mais significativa para a conversa.
2. "Talvez você esteja certo"
Esta frase ajuda a abrir o caminho para o desacordo, como em: "Talvez você esteja certo, mas vamos experimentar esta nova ideia desta vez."
Também é útil para responder a comentários fora do tópico e observações de colegas hiperativos que falam demais. Ninguém gosta de ser negado, e uma simples afirmação permite que as conversas prossigam sem desarmonia.
3. "Você estava certo, eu estava errado"
Esta frase é uma estrela dourada do desprendimento conversacional por duas razões:
- É impossível dizer essas palavras a menos que você as queira dizer.
- Elas são música para os ouvidos das pessoas.
É uma ótima ferramenta para desarmar a tensão, limpar o quadro e ganhar respeito. Abandone seu ego para vencer a luta maior por relacionamentos mais produtivos e autênticos.
4. "Obrigado por fazer isso"
À moda antiga, elegante e simples. Em um mundo onde gratidão, respeito e reconhecimento são difíceis de encontrar, vale a pena ser generoso com os elogios. Se você deseja incentivar um bom comportamento, force-se a reconhecê-lo quando o ver.
5. "Vou deixar você em paz"
Às vezes, a coisa mais difícil e útil que você pode fazer é superar seu impulso de controle.
Se alguém está cortando cenouras (em vez de pilotar um avião), ofereça esse simples gesto de confiança, especialmente se seu primeiro pensamento é que você tem uma técnica melhor. Diga isso como se realmente o pensasse, e faça-o com um sorriso.
6. "Você pode me ajudar?"
Ninguém gosta de ser mandado ou ordenado, mas a maioria de nós gosta de ser solicitado a ajudar.
Observe a diferença entre dizer: "Jogue o lixo fora" e "Ei, estou sobrecarregado. Posso pedir que você me ajude jogando o lixo fora?"
7. "Seu [cabelo/roupa] está tão bonito hoje!"
Não minta, mas procure o que há de bom. As pessoas gostam de elogios, mesmo quando agem como se não gostassem.
Todos estamos envelhecendo, todos estamos estressados, todos nós nos preocupamos que tenhamos esquecido algo sobre nossa aparência. É bom ouvir que fizemos algo certo de vez em quando.
8. "Isso é realmente interessante"
Mesmo o fluxo melódico e prosódico dessas palavras exige uma desaceleração, uma reverência ao orador de certa forma, antes que a conversa continue. É um reconhecimento de que algo foi dito, ouvido e considerado.
9. Não diga nada
Quando alguém diz algo rude ou ignorante e você está morrendo de vontade de contra-atacar, lembre-se do poder de "Eu sou borracha e você é cola". Seja borracha. Respire fundo. Considere as palavras como um problema de outra pessoa e afaste-se.
Fonte: CNBC Make It